Vídeo: especialista digital diz que empresas que financiam sites de checagem decidem o que é fake news
Declaração foi feita em entrevista ao programa 'Opinião no Ar', da RedeTV

Foto: Reprodução
Em uma entrevista sobre a interferência das 'fake news' no debate público, o estrategista digital, Arno Alcântara, disse que as empresas que financiam o Instituto Poynter, responsável pelo selo de verificação para as agências de checagem, são as responsáveis em ditar o que é ou não fake news. A declaração foi feita nessa sexta (30) em entrevista ao programa 'Opinião no Ar', da RedeTV
Segundo o especialista, a maioria das empresas financiadoras, como a Open Society, Fundação MacArthur e Google Foundation, são aquelas responsáveis pelo globalismo. Ele também sugeriu que a atuação das agências de checagem no Facebook, que também atua em parceria com o Instituto, não é feita de forma autônoma.
"Facebook está me dizendo que as agências verificadoras de fatos financiadas pelo globalismo, pelos grupos de pressão - que enfiam agendas e enfoques nos países-, elas vão me dizer o que é fake news ou não", disse o especialista.
Ele também criticou a atuação do Facebook e disse que está impedido de realizar propagandas na plataforma pois teve uma notícia taxada como fake news.
"Um dos meus projetos é uma mídia alternativa. Eu estou impedido de fazer publicidade no Facebook porque uma das minhas notícias foi taxada de fake news por uma agência brasileira, que, por ironia, é pertencente a um grande grupo de mídia", disse Arno.