Vídeo: “Gente branca querendo passar por negro”, dispara Lula sobre autodeclaração de ACM Neto
Petista citou ex-prefeito de Salvador e afirmou que autodeclaração de cor foi usada como estratégia eleitoral

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta quinta-feira (4), o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), ao comentar a autodeclaração do político como pardo durante a eleição de 2022.
“Hoje tem gente branca quando se passar por negro. O filho de Antônio Carlos Magalhães na Bahia na campanha ele auto se denominou negro na perspectiva de ter voto da maioria do povo baiano que é negro. Então, eu acho que essa é uma conquista, a mais importante conquista que houve no movimento negro brasileiro, foi criar dignidade de ser negro, foi não ter vergonha de assumir”, declarou Lula.
A fala ocorre em meio ao acirramento da relação do governo com partidos do Centrão. Nesta semana, União Brasil e PP anunciaram o rompimento institucional com o Executivo e orientaram seus filiados a entregar cargos no governo. A medida pressiona diretamente os ministros Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esporte), que podem ser punidos pelas legendas caso permaneçam nos postos.
ACM Neto, que disputou o governo da Bahia em 2022, foi alvo de críticas após registrar-se como pardo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A autodeclaração gerou ampla repercussão, e o ex-prefeito chegou a divulgar um vídeo exibindo documento oficial que o classificava nessa categoria.
Veja o vídeo: