• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Vídeo: Inspirado na mãe feirante, Marta Góes homenageia a Feira de São Joaquim no Camarote 2026

Vídeo: Inspirado na mãe feirante, Marta Góes homenageia a Feira de São Joaquim no Camarote 2026

Em entrevista ao Farol da Bahia, a realizadora do espaço conta detalhes sobre as ações no espaço.

Por Da Redação
Às

Vídeo: Inspirado na mãe feirante, Marta Góes homenageia a Feira de São Joaquim no Camarote 2026

Foto: Farol da Bahia

O Farol da Bahia esteve na Feira de São Joaquim para conversar com a empresária e produtora cultural Marta Góes sobre o Camarote Marta Góes 2026, que neste ano traz como tema central “Alegria, Solidariedade e Folia”. Segundo Marta, a escolha do tema nasce de uma relação afetiva com a própria história e com a cultura popular baiana.

“Minha mãe foi feirante, então a solidariedade, a agricultura familiar e a economia solidária fazem parte da minha vida. A Feira de São Joaquim é moda, cultura, identidade. É o berço do que somos enquanto povo”, explicou.

Ela destaca que o camarote busca ser uma vitrine para aquilo que acontece ao redor da folia: “Tem a alegria do Carnaval, mas também tem os ambulantes, os catadores de recicláveis, pessoas que passam dias no sol e na chuva para garantir o sustento. A gente precisa olhar e cuidar mais dessa parte social”, destaca.

Marta destca a escolha do rei e rainha do Camarote e gala sobre a escolha dos artista pretos como representantes. O rei escolhido foi Zebrinha coreógrafo e referência mundial na dança afro-baiana e do Balé Folclórico da Bahia e Edvana Carvalho, atriz consagrada conhecida por papéis no Filme Ó pai Ó e seu trabalho em novelas como Renascer e Vale Tudo.

“Eles representam pessoas pretas que romperam bolhas. Zebrinha é respeitado no mundo inteiro. Edvana é uma diva, uma mulher linda e potente. Sempre escolho pessoas que sirvam de exemplo e tragam alegria também”, afirmou Marta.

Na quinta-feira de Carnaval, o camarote realiza o tradicional Baile de Abertura, com dress code branco e vermelho. A noite terá caráter beneficente e parte da renda será destinada a ONGs apoiadas por Marta.

“Muitas vezes o que é lixo para uns é luxo para outros. A gente quer conscientizar que é preciso cuidar do corpo, da alma e da mente”, reforça.

Todos os detalhes foram pensados na sustentabilidade e consumo consciente desde, os cráchas até a comida servida que é pensada em aproveitar os alimentos em sua totalidade.

"O camarote é pautado muito assim, zero desperdício, você vai estar uns snackzinhos de casca de ou de semente de de abóbora. A semente de abóbora não vai ser jogada fora. O seu crachá não vai ser de PVC, vai ser de papel semente, você vai levar para casa, depois chegar em casa, você vai plantar ele e vai ser uma uma pé de manjericão, rúcula ou um girassol", disse.

Assista:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário