Vídeo: Jerônimo admite que candidato à Prefeitura de Salvador em 2028 pode não ser do PT
Governador cita PSD, Avante e PSB como possíveis partidos para lançar nome na disputa municipal e afirma que escolha será discutida com aliados

Foto: Reprodução / Metrópoles
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que o grupo político liderado por ele pretende disputar a Prefeitura de Salvador nas eleições de 2028, mas não necessariamente com um candidato do Partido dos Trabalhadores (PT). A declaração foi feita em entrevista à coluna da jornalista Milena Teixeira, do portal Metrópoles, na terça-feira (3).
Segundo o governador, a escolha do nome será discutida com os partidos que integram a base aliada nos próximos meses. Entre as siglas que podem apresentar candidatos estão o PT, o Partido Social Democrático (PSD), o Avante e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).
"Vamos fazer a disputa. Pode não ser o PT. Eu não carrego essa obrigatoriedade de que tem que ser o PT, tem que ser o nome. Nós temos um projeto para Salvador, de inclusão, de cultura, de geração de emprego, de segurança pública", declarou.
Jerônimo explicou que as articulações ainda dependem da reorganização política após as eleições de 2026 e da avaliação dos novos quadros que chegaram à base governista. A expectativa é que as conversas avancem nos próximos dois meses, quando o grupo deverá discutir os nomes com potencial para disputar o comando da capital baiana.
Governador cobra investigação sobre falta de ônibus durante segundo turno das eleições
Durante a entrevista, Jerônimo também voltou a criticar a redução da circulação de ônibus em Salvador no dia do segundo turno das eleições, em 25 de outubro. O governador cobrou a continuidade das investigações pela Justiça Eleitoral e pelos órgãos de controle e atribuiu responsabilidade à gestão municipal.
Na avaliação do gestor estadual, os problemas no transporte contribuíram para a abstenção eleitoral na Bahia. Ele afirmou que o índice estadual teve redução de aproximadamente 3,2%, mas poderia ter sido ainda menor sem os transtornos registrados em Salvador.


