Vídeo: "Eu não vou celebrar prejuízos", diz Jerônimo sobre 80 dias de greve dos professores e índices de alfabetização no estado
Governador afirma que Salvador ocupa a penúltima colocação entre as capitais na avaliação de alfabetização

Foto: Farol da Bahia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comentou, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (15), os índices de alfabetização no estado, divulgados na última sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação (MEC), e também abordou a greve dos professores da rede municipal de ensino de Salvador.
"Eu fico muito triste que a gente não possa, com um conjunto de professores e uma prefeitura municipal, entrar em um acordo. Quase 80 dias sem aula é um prejuízo enorme. Esse ano é ano de avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a prova Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que é a prova que o Ministério da Educação aplica na rede estadual, na rede municipal, na rede privada de ensino, para poder avaliar a educação", declarou.
Dados de 2024 apontam que a Bahia registrou o menor índice de crianças da rede pública alfabetizadas na idade certa. O levantamento revela que o estado, com 36% no índice de alfabetização, está abaixo da média nacional, que é de 59,2%.
Jerônimo também fez críticas a políticos ligados ao União Brasil. Segundo ele, prefeituras administradas pelo partido enfrentam sérios problemas relacionados à alfabetização. "Se você pegar mais três ou quatro prefeituras ligadas ao mesmo grupo partidário União Brasil, estão na mesma situação, caíram na nota, mas eu não posso celebrar isso", expressou.
Ele ainda destacou ações do governo estadual para melhorar a qualidade da educação na Bahia. "Nós temos um programa de televisão na TV Educativa, temos um programa de capacitação no IAD (Instituto Águia Dourada), que ajuda de forma parceira a rede municipal a preparar seus professores para garantir uma metodologia que fortaleça nas avaliações. Eu estou ajudando a construir creches nos municípios, escola de ensino fundamental I, fundamental II, a distribuição de ônibus escolar, então tudo isso é papel do Estado", concluiu.
Confira vídeo abaixo: