Vídeo: jornalista afegão cercado por homens armados é obrigado a elogiar Talibã
Cenas do noticiário ao vivo foram criticadas pela imprensa mundial

Foto: Reprodução
Um vídeo em que aparece um jornalista da TV afegã cercado por militantes do Talibã, todos fortemente armados, e sendo obrigado a elogiar o grupo extremista ao vivo viralizou nas redes sociais. A cena de opressão e terror foi criticada por membros da imprensa mundial.
"TV Afeganistão - surreal. É assim que se parece um debate político agora na TV afegã, com soldados do Talibã vigiando o apresentador. O apresentador fala sobre o colapso do governo Ghani e diz que o Emirado Islâmico diz que o povo afegão não deve ter medo do #Afeganistão", disse um representante da BBC.
No vídeo, que já teve mais de 1,6 milhão de visualizações, o âncora do noticiário é cercado por oito homens armados que parecem estar fazendo a "escolta" das manchetes lidas. Segundo relatos iniciais, no último domingo (29), os militares do Talibã invadiram o prédio e exigiram que o apresentador falasse com eles. De acordo com a WIO News, o âncora realizou um debate com os militantes ao vivo.
A emissora informa que o apresentador falou sobre o colapso do antigo governo no Afeganistão e disse que é para o povo afegão não ter medo. Durante o programa, chamado Pardaz, o âncora também disse às pessoas para cooperarem com o grupo. "Isso é surreal. Militantes do Talibã estão posando atrás deste apresentador de TV visivelmente petrificado com armas e fazendo-o dizer que o povo do #Afeganistão não deve ter medo do Emirado Islâmico. O próprio Talibã é sinônimo de medo nas mentes de milhões. Esta é apenas mais uma prova", disse outro jornalista nas redes sociais.