Vídeo: José Rotondano assume presidência de nova mesa diretora do TJ-BA em evento especial com presença do ministro Dias Toffoli
Evento celebra a posse oficial da nova mesa, que tem o desembargador José Rotondano na presidência

Foto: Glaucia Campos/Farol da Bahia
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano tomou posse como presidente da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) na manhã desta quinta-feira (5). A cerimônia para anunciar a nova presidência da Corte para o biênio 2026-2028 ocorreu no salão nobre do Fórum Ruy Barbosa.
Na ocasião, a Presidente do TJBA no biênio 2024-2026, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, passou o bastão para Rotondano. Também tomaram posse os demais integrantes da mesa, que vão estar à frente da Justiça Estadual nos próximos dois anos. São eles: Desembargadores(as) Josevando Souza Andrade, como 1º Vice-Presidente; Mário Albiani Júnior, 2º Vice-Presidente; Salomão Resedá, Corregedor-Geral da Justiça; Pilar Célia Tobio de Claro, Corregedora-Geral do Foro Extrajudicial.
A cerimônia contou com a presença do governado do estado, Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Salvador Bruno Reis, autoridades do STF, como o ministro Dias Toffoli. Além de senadores e deputados, e a participação especial dos Filhos de Gandhy, que distribuíram bênçãos e banhos de alfazema.
Jerônimo afirmou esperar que a parceria entre Executivo e Judiciário permaneça “forte” com a posse de Rotondano. O petista destacou a importância da articulação entre os poderes e elogiou a gestão da Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.
Segundo ele, a atuação conjunta com a desembargadora foi essencial para a execução de políticas de segurança pública e outras áreas.
“Quero registrar aqui a importância dessa relação do Executivo com o sistema de justiça. Posso dar diversos exemplos, o quanto o TJ, na pessoa de Cynthia, ela liderou, coordenou a relação de fortalecimento de políticas reais, por exemplo, na segurança pública. Quando nós, de mãos dadas, construímos o Bahia pela Paz, me ajudou bastante na criação e fortalecimento do Bahia Sem Fome. Iniciamos um processo para o fortalecimento da alfabetização. Sempre tivemos o aval positivo. Agora viemos aqui para a transmissão de cargo para que o novo Presidente Rotondano possa dar continuidade”, declarou Jerônimo.
O ministro do STF, Dias Toffoli, esteve presente representando o presidente Edson Fachin e elogiou a indicação de Rotodano.
“Falo em nome do presidente do Supremo Tribunal Federal e de todo o Tribunal. O ministro, Luiz Roberto Barroso, teve essa sensibilidade de indicar um desembargador da Bahia”.
O evento iniciou com um desfile dos 1º e 2º batalhões da Polícia Militar. Logo em seguida o público foi conduzido para o Salão Nobre do fórum, onde a nova mesa tomou posse.


