• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Tumulto na COP30: grupo invade área restrita em Belém durante protesto; veja o vídeo

Tumulto na COP30: grupo invade área restrita em Belém durante protesto; veja o vídeo

Confusão ocorreu no início da noite desta terça (11) e deixou um segurança ferido

Por Da Redação
Às

Tumulto na COP30: grupo invade área restrita em Belém durante protesto; veja o vídeo

Foto: @coletivojuntos / Reprodução

Na noite desta terça-feira (11), uma confusão foi registrada na “blue zone” (Zona Azul) da COP30, em Belém do Pará. Manifestantes tentaram invadir o local, e seguranças da ONU formaram um cordão humano para bloquear a passagem dos protestantes, impedindo também o acesso de jornalistas que tentavam filmar e fotografar o momento. A Zona Azul é uma área restrita da conferência, onde circulam autoridades dos países participantes e pessoas devidamente credenciadas.

De acordo com o portal Metrópoles, cerca de 3 mil pessoas participaram da Marcha Global Saúde e Clima, ato que saiu do centro de Belém em direção à sede da COP30, em um percurso de aproximadamente 1,5 km. Segundo informações, um grupo de pessoas que deixou a marcha seguiu em direção à sede do evento.

Em nota, a organização da marcha afirmou não ter relação com o incidente ocorrido na conferência.

“As organizações que integram a Marcha Global Saúde e Clima vêm a público esclarecer que não têm qualquer relação com o episódio ocorrido na entrada da Zona Azul da COP30, após o encerramento da marcha. O grupo que se dirigiu à Zona Azul depois do fim do ato não fazia parte da organização ou da articulação oficial da marcha, tendo participado de forma independente”, informou a entidade.

Ainda segundo o Metrópoles, a tentativa de invasão deixou um segurança ferido, e a ONU solicitou reforço a agentes estaduais e bombeiros civis.

Veja:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário