Vídeo: MC Cabelinho critica prisão de MC Poze e denuncia criminalização da cultura periférica
Cantor comparou letras de funk a obras de ficção na TV e questionou seletividade da Justiça

Foto: Reprodução/Instagram
Após a prisão de MC Poze do Rodo por suspeita de apologia ao crime e associação ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro, o cantor MC Cabelinho se manifestou com um desabafo contundente nas redes sociais. Ele afirmou que a cultura preta, favelada e periférica continua sendo alvo de criminalização no Brasil, e apontou incoerência no modo como a arte é julgada de acordo com o autor e o espaço em que é produzida.
“Desde sempre a cultura preta, favelada, periférica é criminalizada. (...) Quando um roteirista escreve a vida de um traficante e relata o que acontece na favela, é arte. Agora, quando um MC relata a realidade nas músicas dele, é apologia ou crime. Vocês percebem o quanto isso é subjetivo?”, disse o artista.
Cabelinho, que já interpretou personagens ligados ao tráfico de drogas em produções da TV Globo, como nas novelas Amor de Mãe e Vai na Fé, usou sua própria experiência para exemplificar o que chamou de julgamento desigual. Ele questionou quem decide o que é arte e o que é crime, e sugeriu que essas decisões são tomadas por autoridades que não compreendem a realidade das periferias.
“Quem decide isso é um desembargador, um juiz, um político branco, racista, que não gosta de nós, que quer ver nós fodidos”, afirmou.
O cantor também criticou a forma como MC Poze foi detido, classificando a abordagem como humilhante. Ele reforçou seu apoio ao colega: “Essa luta não é só sua, essa luta é nossa. (...) Fé, sempre.”
Veja declaração do MC Cabelinho: