Vídeo: Padre Júlio Lancellotti critica uso de “Deus acima de tudo” durante missa em Salvador
Durante celebração no Santuário de Santa Dulce, sacerdote defende que Deus deve ser reconhecido “no meio de nós

Foto: Adilton Venegeroles / Ascom OSID
O padre Júlio Lancellotti criticou o uso político da expressão "Deus acima de tudo" durante missa realizada na manhã desta quinta-feira (7), em Salvador. A declaração foi feita ao final da celebração eucarística no Santuário de Santa Dulce dos Pobres, quando o sacerdote abordou o significado da frase em contextos religiosos e sociais.
A expressão, originalmente religiosa, passou a ser amplamente utilizada em campanhas e discursos do ex-presidente Jair Bolsonaro, ganhando conotação política. Sem citar diretamente o ex-presidente, Lancellotti questionou o uso da frase.
“Vamos invocar mais uma vez que Deus está no meio de nós. Não adianta dizer que está acima e por um povo abaixo de nada. Deus está no meio de nós, é isso que a gente reza e depois a gente esquece. A gente faz a invocação e todos dizem: ‘Ele está no meio de nós’. E depois fala ‘Deus acima de tudo’. Afinal, é no meio de nós ou acima? No meio, é o que nós respondemos, se não vira uma bagunça. A gente fala uma coisa e faz outra”, declarou o padre, antes de conceder a bênção final aos fiéis.
Lancellotti é conhecido por sua atuação em defesa das pessoas em situação de rua e pelo posicionamento crítico diante de discursos religiosos utilizados em contextos políticos excludentes.
Assista: