Vídeo: Papa manifesta proximidade ao Brasil atingido pelas enchentes
"Que Deus ajude os esforços daqueles que estão prestando socorro", diz Francisco após a oração mariana do Angelus

Foto: Reprodução / Vatican News
O Papa Francisco manifestou proximidade às pessoas que perderam a vida nas chuvas fortes e inundações em diferentes regiões do Brasil nas últimas semanas. Tendo atingido inicialmente a Bahia e Minas Gerais, já são dez Estados castigados.
Nas palavras do Santo Padre após a oração mariana do Angelus, ao meio-dia deste domingo (16), II Domingo do Tempo Comum, ele pediu que Deus ajudasse os esforços daqueles que estão prestando socorro às vítimas. "Rezo em particular pelas vítimas e suas famílias, e por aqueles que perderam suas casas. Que Deus ajude os esforços daqueles que estão prestando socorro".
As consequências para a população têm sido desastrosas, com a perda de casas, escolas e infraestrutura. Entre as localidades afetadas está Brumadinho, em Minas Gerais, onde o rompimento da barragem em 25 de janeiro de 2019 havia causado 270 mortes. Há também temores de rompimento de 42 barragens no país, incluindo a de Usina de Carioca, perto do Pará de Minas, onde mais de cem mil pessoas foram alertadas. Em Ouro Preto, lugar famoso por sua herança histórica, um deslizamento de terra e lama varreu um edifício neocolonial do século XIX, o primeiro da cidade, felizmente sem causar feridos. Segundo o último relatório da Defesa Civil, Minas tem atualmente 374 cidades em estado de emergência e 30,5 mil pessoas desabrigadas.
Assista ao vídeo:


