Vídeo: Pedro Tourinho destaca a importância do 2 de julho: "reforçar nossa identidade"
Secretário municipal de cultura também fez críticas ao PAC

Foto: Farol da Bahia
Presente nos festejos de celebração do 2 de julho, em Salvador, o secretário municipal de Cultura, Pedro Tourinho, destacou a importância da data comemorativa. Segundo ele, o ato é ritual para reforçar a identidade e cultura do povo baiano.
“Desde ontem, está reunindo todas as cidades que participaram, todos os povos, as pessoas que participaram da luta da independência aqui na cidade, pra hoje a gente fazer esse grande cortejo cívico que atravessa a cidade com nossas manifestações culturais, com representações de pessoas que participaram da batalha da dependência lá atrás” disse o secretário.
“Então, encenar esses ritos e passar por isso todos os anos, nos últimos 201 anos é um ritual importantíssimo para reforçar nossa identidade, nossa cultura, nossa união, a união dos povos da Bahia contra o opressor, contra o invasor português. Então, todo ano tá aqui é um pouco renovar a baianidade também, renovar a nossa identidade enquanto povo,” acrescentou o secretário.
O secretário também falou sobre o anúncio feito pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, de R$50 milhões em investimentos para a preservação do patrimônio cultural baiano. Questionado sobre a possibilidade de Salvador receber parte desse recurso, Tourinho disse que o verdadeiro PAC da capital é da prefeitura.
“O verdadeiro PAC da cultura de Salvador é da prefeitura de Salvador. se olhar para o percentual do dinheiro do PAC que vem diretamente do município de Salvador, você vai ver que é muito pouco, o que não faz nem tanto sentido assim, dado a importância de Salvador na ativação cultural da cidade. Então o nosso PAC é a prefeitura mesmo, não tem parque federal tão forte aqui em Salvador, não,” explicou o secretário.
Confira mais no vídeo abaixo: