• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vídeo: policiais monitores de escola cívico-militar de São Paulo erram ortografia no primeiro dia de aula

Vídeo: policiais monitores de escola cívico-militar de São Paulo erram ortografia no primeiro dia de aula

Erros aconteceram durante atividades de monitoria relacionadas ao modelo cívico-militar que foi adotado pela rede estadual

Por Da Redação
Às

Vídeo: policiais monitores de escola cívico-militar de São Paulo erram ortografia no primeiro dia de aula

Foto: Reprodução/TV Vanguarda

Uma escola estadual localizada em Caçapava, no interior de São Paulo, chamou atenção negativamente após policiais militares cometerem dois erros de português em conteúdos apresentados para estudantes no começo do ano letivo de 2026.

Os erros aconteceram durante atividades de monitoria relacionadas ao modelo cívico-militar que foi adotado pela rede estadual na última segunda-feira (2), envolvendo o ensino de comandos que são comuns com a hierarquia militar.

Durante a explicação, palavras foram escritas de maneira errada no quadro. Dentre as palavras erradas estavam "descançar", com "ç" no lugar do "s", e "continêcia", faltando a letra "n" antes do "c". Os erros foram registrados pela TV Vanguarda, afiliada da TV Globo.

Pouco tempo depois, o tenente Jeferson, que foi responsável pela escrita no quadro, foi até a porta da sala e conversou com uma pessoa. Na sequência, retornou ao local e corrigiu a palavra "descansar". Na sequência, conversou com uma mulher na sala e corrigiu também a palavra como “continência”.

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) divulgou uma nota em que afirma que “repudia a implantação de escolas cívico-militares em São Paulo” e se referiu ao modelo como “inconstitucional e autoritário”. O sindicato ainda criticou a utilização de recursos da Educação e contratação de militares aposentados, além de dizer que a medida foi adotada sem consultar a comunidade escolar.

No total, 11 escolas estaduais da região do Vale do Paraíba e região começaram 2026 adotando o modelo cívico-militar. As unidades estão distribuídas em 10 municípios, sendo Bragança Paulista a única cidade contendo duas escolas participantes do programa. Nas instituições, policiais militares aposentados atuam em conjunto com alunos nas atividades previstas pelo modelo.

Confira o vídeo abaixo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário