Vídeo: Rui Costa desvia ao ser questionado sobre vazamento de conversa entre Lula e presidente chinês
Ministro afirmou que não alimenta fofocas

Foto: Farol da Bahia
Apontado como principal suspeito de vazar conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira-dama Janja da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, desconversou o assunto durante entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (23), em Salvador.
"O jovem está querendo saber se o país vai investir em tecnologia. Se os interessados em cursar engenharia e ciências vão ter oportunidade. Quem está desempregado quer saber se vai ter concurso público, e se o estado vai gerar emprego", disse o ministro ao esquivar da pergunta.
Rui preferiu não comentar sobre as polêmicas acerca das conversas vazadas, e afirmou que não possui tempo para investir em "fofocas".
"Não vou ficar alimentando esse tipo de fofoca, pois não gera nenhum valor positivo ao país. Meu tempo é muito valioso para ser gasto com essas fofocas e intrigas", concluiu Rui Costa.
Vazamento
Segundo relatos feitos ao portal G1, a primeira-dama teria pedido a palavra durante reunião de Lula com presidente chinês, e falou sobre como a rede social chinesa TikTok resultou em efeitos "nocivos" para o Brasil.
A fala de Janja causou um constrangimento e foi interpretada pela primeira-dama da China, Peng Liyuan, como "desrespeitosa em relação ao presidente Xi Jinping".
Em coletiva de imprensa, Lula alegou que ele mesmo teria feito a pergunta ao presidente chinês e demonstrou ter ficado incomodado com o vazamento da conversa.
Confira a declaração do ministro: