• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Vídeo: variante Darwin da gripe está se espalhando rapidamente pelo Brasil, diz especialista

Vídeo: variante Darwin da gripe está se espalhando rapidamente pelo Brasil, diz especialista

Uso da máscara é a maneira mais eficaz para evitar a disseminação

Por Da Redação
Às

Vídeo: variante Darwin da gripe está se espalhando rapidamente pelo Brasil, diz especialista

Foto: Getty Images

Darwin, uma variante da influenza H3N2, é a responsável pela epidemia de gripe fora de época em curso em diversas cidades brasileiras. A nova cepa, de acordo com especialistas, pode  ter sido decorrente da mudança de comportamento da população neste momento de flexibilização das regras sanitárias em todo o Brasil, especialmente com o relaxamento do uso da máscara pelas e da falta de distanciamento social. Em um vídeo que circula nas redes sociais, Paulo Henrique, especialista em imunologia, alerta para rápida disseminação da variante.

Segundo ele, a cepa tem circulado com muita força no país e é responsável por causar a gripe sazonal. “O estado do Rio de Janeiro já registra um número de casos graves dessa variante superior aos casos de Covid-19. Essa variante, inclusive, já chegou em São Paulo e deverá se espalhar pelo Brasil rapidamente nas festas de final de ano”, afirmou.

Paulo Henrique reforça, ainda, a importância do uso da máscara. De acordo com o especialista, a variante Darwin é altamente infecciosa e a vacina contra a gripe não tem resposta imune contra essa forma do vírus. No vídeo, ele afirma ainda que quem tomou a vacina contra gripe não tem proteção contra essa mutação. 

“Neste momento, é importante que a gente entenda que pessoas com gripe podem desenvolver a forma mais grave da covid. Então, a gripe pode ser um fator de comorbidade para agravar a covid. Nesse cenário, portanto, a proteção é a palavra chave”, reformou Paulo Henrique. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário