Vídeo: vulcão no Havaí registra fontes de lava de até 220 metros
Erupção durou quase seis horas na cratera Halemaʻumaʻu; materiais expelidos permaneceram concentrados na área, segundo o USGS

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O vulcão Kīlauea, no Havaí, registrou um novo episódio de intensa atividade no sábado (17), com fontes de lava que atingiram cerca de 220 metros de altura. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a erupção começou durante a madrugada e durou quase seis horas, com o fim das emissões às 9h03, no horário local.
A atividade ocorreu na cratera Halemaʻumaʻu, localizada dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. Segundo as autoridades científicas, a lava e os demais materiais expelidos ficaram restritos à área da cratera.
O nível de alerta vulcânico foi mantido em observação, enquanto o código de alerta para a aviação permaneceu na categoria laranja.
Confira vídeo:


