Vilas-Boas se preocupa com platô após reabertura do comércio em cidades baianas

Nesta terça-feira (16), Feira de Santana reabriu o comércio

[Vilas-Boas se preocupa com platô após reabertura do comércio em cidades baianas]

FOTO: Reprodução

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou nesta quarta-feira (17), que vê com preocupação a reabertura do comércio em algumas cidades baianas.

Na terça-feira (16), o prefeito de Feira de Santana, Colber Martins (MDB), de reabrir, de forma gradual, todos os estabelecimentos de até 200 metros quadrados, passou a valer. Com isso, o Mercado de Arte Popular, galerias e shoppings voltaram a operar.

"Nós estamos muito preocupados acompanhando de perto todo esse momento de flexibilização a partir de algumas regras de reabertura do comércio, não apenas em Feira de Santana, mas, também, aqui, em Salvador, e em outros municípios do estado. Nós não estamos em uma fase de estabilização. Nós já estamos em uma fase de desaceleração do crescimento, mas nós não estamos estabilizados, estamos estabilizados no crescimento, mas não conseguimos baixar de 4,5% a taxa de crescimento diário dos casos, eventualmente, a gente chega a 3%. Isso significa que passado duas ou três semanas nós estamos tendo 50% de incremento. Isso gera uma necessidade maior de internação hospitalar, e nos preocupa o que será da Bahia daqui a 30 a 45 dias, caso não venhamos a entrar na fase esperada do platô", explicou Vilas-Boas em entrevista à TV Bahia. 

O Ministério Público Estadual tem emitido recomendações para determinadas cidades sobre a retomada do comércio.

Entre elas, Vitória da Conquista. O MP recomendou que fossem anulados artigos de decreto municipal, publicado em 31 de maio, que autorizaram a reabertura das atividades comerciais não essenciais.

De acordo com o titular da Sesab, o governo não tem poder sobre a decisão dos municípios.

"Sempre que os prefeitos nos procuram, a mim e ao governador, para obter essas opiniões nós temos mantido o diálogo, quando nós enxergamos que é uma situação inadequada e inconveniente, ponderamos. É preciso lembrar que essas decisões são de âmbito municipal, nós só aconselhamos", pontuou.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vitória da Conquista tem 'Feira Saúde Mais Perto' com serviços gratuitos]

Serviços como emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de serão oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!