Violência custou ao México US$243 bilhões em 2021, aponta relatório
Valor equivalente a 20,8% do PIB

Foto: Reprodução/TV Globo
Um relatório feito pelo Instituto para a Economia e a Paz (IEP) mostra que o impacto da violência no México no ano passado foi de US$ 243 bilhões, o que equivale a 20,8% do Produto Interno Bruto do país. Já os gastos em sistemas de justiça e segurança pública equivalem a 0,63% do PIB, o menor número entre os países latino-americanos.
De acordo com o levantamento, o impacto econômico da violência é definido pelos gastos relacionados com as ações de prevenção e de combate à violência, além dos prejuízos econômicos causados pelos crimes. A vítima, o governo e o agressor envolvem custos diretos, como despesas médicas e funerárias, segurança e vigilância, e gastos associados ao sistema judicial.
O Índice de Paz México 2022, feito pelo Instituto para a Economia e a Paz com base em dados publicados pelo Sistema Nacional de Segurança Pública, indica que, em 2021, o país registrou mais de 34 mil homicídios, o que equivale a aproximadamente 94 pessoas assassinadas por dia e um aumento de 76% em relação às taxas de homicídios registradas em 2015. No entanto, em relação a 2020, o número de homicídios diminuiu em cerca de 4%. Mesmo assim, o México ocupa a oitava posição entre os países com o maior número de assassinatos no mundo.