Viradouro é campeã do Carnaval do Rio 2026 com homenagem ao Mestre Ciça
Escola emocionou a Sapucaí com tributo em vida ao diretor de bateria

Foto: Eduardo Hollanda/Rio Carnaval
A Unidos do Viradouro foi eleita campeã do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (18), após apuração realizada na Cidade do Samba, na Zona Portuária da capital fluminense. O desfile levou para a Marquês de Sapucaí uma homenagem em vida ao Mestre Ciça, tema central do samba-enredo deste ano.
A escola emocionou o público ao celebrar a trajetória do diretor de bateria, que também se comoveu durante a apresentação.
Um dos momentos mais marcantes foi o retorno da atriz Juliana Paes ao posto de rainha de bateria após 17 anos, especialmente para participar da homenagem.
O desfile também relembrou passagens históricas da agremiação, incluindo a recriação do icônico carro do xadrez, apresentado originalmente em 2007 pelo carnavalesco Paulo Barros, quando ritmistas e a rainha desfilaram no alto da alegoria.
Apesar de um problema técnico no penúltimo carro alegórico, quando o elevador não funcionou como previsto, a escola concluiu o desfile sem atrasos.
Este é o quarto título da Viradouro, que já havia vencido em 1997, 2020 e 2024. A Beija-Flor de Nilópolis ficou com o segundo lugar, seguida pela Unidos de Vila Isabel, que completou o pódio.


