Vírus bancário se espalha pelos contatos por meio do WhatsApp; Veja como se proteger
Malware detecta dados bancários e envia mensagens com o vírus a todos os contatos

Foto: Reprodução / Freepik
Um novo vírus utiliza o WhatsApp Web para atacar vítimas. O malware, chamado de "Boto Cor-de-Rosa", chama atenção pois explora contatos para se espalhar. Entenda como ele funciona e formas de se proteger.
A vítima recebe via WhatsApp uma mensagem contendo um arquivo ZIP com o vírus. O nome do arquivo, com números e letras aleatórios, varia a cada envio, dificultando a identificação. O arquivo chega por meio de um contato conhecido.
O que chama atenção é a mensagem que chega junto com o arquivo: "Segue o arquivo solicitado. Qualquer dúvida estou à disposição!". A mensagem dificulta que a vítima reconheça que se trata de um vírus.
Além disso, o vírus identifica o horário local da vítima para enviar "Bom dia", "boa tarde", ou "boa noite", se tornando ainda mais convincente.
Ao extrair o arquivo ZIP, o usuário executa um arquivo disfarçado de documento, que baixa componentes maliciosos no computador.
Ele acessa a lista de contatos da vítima e envia o mesmo arquivo com o vírus para todos os contatos, ao mesmo tempo em que monitora o usuário. Ele detecta acesso a bancos e tenta deter as senhas e outras informações sensíveis.
Para se proteger, usuários devem desconfiar de arquivos recebidos, mesmo se forem enviados por contatos conhecidos. Também é orientado que usuários não abram ou baixem arquivos, mantenham antivírus atualizado e evitem executar arquivos compactados (ZIP), pois são um dos principais meios de compartilhamento de malwares.


