Visto brasileiro passa a ser exigido no México a partir de dezembro
Segundo o comunicado, a decisão é temporária, porém não há prazos

Foto: Divulgação/PF
Os brasileiros que pretendem entrar no México passarão a precisar de autorização, isso porque o país cancelou, nessa sexta-feira (26), o acordo de isenção de vistos com o Brasil. Ou seja, a partir di dia 11 de dezembro, o visto será exigido pelo país mexicano.
A decisão foi tomada pelo governo após autoridades do México descobrirem que o benefício concedido era utilizado para trabalhar ilegalmente no país ou para tentar atravessar para os Estados Unidos.
A medida, que estava em vigor desde fevereiro de 2014, foi revogada por meio do jornal oficial do governo mexicano. No texto, é informado que a decisão já foi comunicada ao país e que é temporária. No entanto, nenum prazo foi definido.
A medida já era esperada, e tinha sido anunciada pelo governo mexicano em outubro, faltando apenas determinar a data em que entraria em vigor.
De acordo com números das autoridades americanas, foram mais de 46 mil brasileiros detidos na fronteira entre EUA e México entre outubro de 2020 a setembro de 2021. O número é bem maior que o registrado em 2019, quando eram 18 mil.