Vitória bate o Remo e volta a vencer na abertura do Brasileirão
Com gols de Kayzer e Baralhas, Rubro-Negro quebra tabu de 16 anos

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
O Vitória começou o Campeonato Brasileiro da Série A de 2026 com o pé direito. Na noite desta quarta-feira (28), o Rubro-Negro venceu o Remo por 2 a 0, no Barradão, em confronto que marcou a estreia das equipes na competição e o retorno do clube paraense à elite do futebol brasileiro após 32 anos.
Antes da bola rolar, o clima foi de emoção do lado visitante. Os jogadores do Remo se mostraram visivelmente tocados durante a execução do hino nacional, em um momento simbólico para o clube que voltou a disputar a Série A depois de mais de três décadas.
Primeiro tempo
A partida começou com muita intensidade e polêmica logo nos primeiros minutos. Aos 4, um toque de mão dentro da área gerou discussão, e o VAR entrou em ação cedo, aos 8 minutos. Inicialmente, o árbitro foi chamado para analisar um possível pênalti a favor do Vitória em lance envolvendo Renato Kayzer. Após a checagem, a decisão foi revertida e uma falta acabou sendo marcada para o Remo, causando reclamações da equipe rubro-negra.
O início de jogo também ficou marcado pelas condições do gramado do Barradão, novamente em pauta, dificultando a troca de passes das duas equipes. O Vitória tentou responder em chute de Cantalapiedra, que desviou e saiu em escanteio.
O Remo levou perigo em cobrança de falta de Patrick de Paula, que parou na barreira. Aos 30 minutos, a partida seguiu truncada, com muitas faltas e cartões amarelos distribuídos, entre eles para Zé Ricardo e Baralhas.
A melhor chance do Vitória na primeira etapa veio aos 32 minutos. Após cruzamento pela esquerda, Renato Kayzer cabeceou no centro do gol, exigindo boa defesa de Marcelo Rangel com o joelho. Pouco depois, Matheuzinho aproveitou sobra dentro da área, mas finalizou sem força, facilitando a intervenção do goleiro do Remo.
O time paraense precisou fazer a primeira alteração ainda no primeiro tempo: o camisa 10 Jaderson deixou o campo com uma entorse no tornozelo, dando lugar a Patrick, camisa 8. Nos minutos finais, o Vitória aumentou a pressão e criou boas oportunidades, mas parou em grandes defesas de Marcelo Rangel, que segurou o 0 a 0 até o intervalo, mesmo com sete minutos de acréscimos.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Remo promoveu nova mudança, com a saída de Zé Ricardo para a entrada de Giovanna Pavani. Já o Vitória mexeu na equipe com as entradas de Dudu no lugar de Riccieli e Erick na vaga de Cantalapiedra.
O roteiro da partida se manteve: pressão do Vitória e protagonismo de Marcelo Rangel. Logo aos sete minutos, o goleiro voltou a aparecer bem. Aos 8, Yago Pikachu chegou na área, mas finalizou para fora. Três minutos depois, Matheuzinho cobrou falta para a área, e a defesa afastou.
A insistência rubro-negra foi recompensada aos 12 minutos. Em cobrança de escanteio, a bola foi levantada na área e Renato Kayzer subiu de cabeça para marcar o primeiro gol do Vitória. Marcelo Rangel falhou na jogada, e o Leão da Barra abriu o placar no Barradão.
O Remo tentou reagir, mas seguiu encontrando dificuldades. Aos 16 minutos, Eduardo Melo cruzou para Pikachu, que mandou para fora. O Vitória seguiu controlando o jogo e fez novas alterações, enquanto o Remo promoveu suas últimas mudanças.
Aos 28 minutos, mais um lance polêmico. O árbitro marcou pênalti para o Vitória, mas, após revisão do VAR, a penalidade foi anulada, mantendo a vantagem mínima no placar e a tensão na partida.
Pouco depois, o Vitória matou o jogo. Fabri cruzou para Erick, que perdeu a bola, mas Gabriel Baralhas apareceu para finalizar e ampliar o placar, fazendo 2 a 0 para o Rubro-Negro. O Vitória ainda chegou a marcar novamente com Fabri, mas o gol foi anulado.
Nos minutos finais, o time da casa administrou a vantagem até o apito final, confirmando a vitória na estreia.
Com o resultado, o Vitória encerra um jejum histórico e volta a vencer em uma estreia de Campeonato Brasileiro após 17 anos. A última vez havia sido em 2009. Já o Remo, apesar da boa organização defensiva em boa parte do jogo, volta à elite com derrota, mas deixa o Barradão com a experiência de um confronto competitivo na Série A.
Próximos confrontos
O Rubro-Negro tem compromisso pelo Campeonato Baiano no domingo (1º), quando enfrenta o Barcelona de Ilhéus, às 16h. Pela Série A, o Vitória volta a atuar fora de casa na terça-feira (4), diante do Palmeiras, às 21h30, em São Paulo.
Já o Remo retorna ao Pará para disputar o Campeonato Paraense. A equipe enfrenta o São Francisco fora de casa, no sábado (31), às 16h. Pelo Brasileirão, o time azulino joga novamente em seus domínios na terça-feira (4), quando recebe o Mirassol, às 20h, pela segunda rodada da competição.


