Vitória é goleado pelo América e segue na beira do Z-4 da Série B
Rubro-Negro permanece em situação delicada na tabela de classificação

Foto: Mourão Panda / América
O Vitória foi goleado pelo América por 4 a 0, em confronto disputado na noite deste sábado (9), no estádio Independência, em Minas Gerais, válido pela 33ª rodada do Brasileirão da Série B. Com resultado, Rubro-Negro se mantém na 16ª colocação, com 37 pontos somados, apenas um acima do Figueirense, primeiro time no Z-4. Já o Coelho praticamente se garante na primeira divisão, e segue líder, com 66 pontos.
A primeira etapa começou equilibrada com os dois times com marcação intensa, atacando e contra golpeando, mas aos poucos o América passou a ter o domínio da partida. O time mineiro nitidamente tinha mais qualidade que os baianos, trocava passes com qualidade e avançava ao ataque com a mesma proporção que se defendia. O Rubro-Negro teve muita dificuldade para fazer as transições entre defesa e o ataque, mediante a eficiente marcação do América na partida. Além do mais, construir jogadas foi algo que o Vitória deixou muito a desejar.
Caíque Souza teve uma boa chance de abrir o placar para o Vitória. Aos 11 minutos, após levantamento para área, a zaga do América afastou mal e o meia bateu pro gol, mas no centro, e o goleiro Cavichioli espalmou para escanteio.
O América respondeu de forma mais eficiente e precisa no jogo. Aos 19 minutos, Ademir fez levantamento preciso para área Rubro-Negra, e Rodolfo, livre de marcação, testou para o fundo das redes de César.
Pouco tempo depois, o Coelho esteve perto de marcar o segundo gol. Após descida em velocidade no contra-ataque, a bola sobrou para Felipe Augusto dentro da área, que bateu rasteiro, mas o goleiro César conseguiu encaixar a bola.
Lucas Cândido teve boa chance de empatar o jogo aos 30 minutos, em arremate de fora da área, mas a bola foi rasteira e sem tanta velocidade, facilitando a defesa do goleiro.
O América respondeu aos 31 minutos. Após escorregão do lateral Rubro-Negro, o América ficou com a bola no campo de ataque, e a bola sobrou para Alê, que finalizou rasteiro no cantinho, mas fraco, sem dificuldades para César defender.
Melhor na partida e sem sofrer, o América ainda conseguiu marcar o segundo antes da ida para o intervalo. Aos 37 minutos, após chutão do campo de defesa do América para frente, Sávio ganhou na velocidade de Guilherme Rend, mas foi tocado em carrinho por baixo, e o árbitro assinalou pênalti. Messias foi para a cobrança e bateu rasteiro, no canto, César pulou para o outro lado e só viu a bola ir para as redes.
Sem maiores novidades, o Coelho foi para o intervalo com boa vantagem sobre o Leão no jogo.
Na volta para a segunda etapa o América seguia com controle da partida, mas não diminuiu o ritmo nem intensidade de buscar o ataque. O time trocava passes com tranquilidade enquanto esperava as brechas do Vitória para chegar com perigo.
Apesar do América dominar a partida, o Vitória teve ótima oportunidade de diminuir o placar. Aos oito minutos, Rafael Carioca arriscou da entrada da área rasteiro, e a bola passou raspando a trave de Cavichioli.
Sávio, aos 14 minutos, teve uma ótima oportunidade de marcar o terceiro na partida em chutaço de fora da área, que desviou na zaga do Vitória e saiu com muito perigo, pertinho do gol de César, indo para escanteio.
Com resultado já encaminhado, o América diminuiu um pouco o ritmo jogado na primeira e meio da segunda etapa, e passou a controlar mais o jogo. Ainda sim, o time seguia arriscando em busca do terceiro gol.
Aos 31 minutos, Rodolfo chutou da entrada da área no canto, e César voou para defender a bola.
Aos 42 minutos, Neto Berola aumentou a vantagem sobre o frágil e vulnerável Vitória. Após erro do Rubro-Negro na defesa, a bola sobrou para o atacante dentro da área, dominar, ajeitar o corpo finalizar para o gol.
Pouco tempo depois, aos 45 minutos, coube a Neto Berola, mais uma vez, decretar a goleada sobre o Rubro-Negro. Após nova descida em velocidade, a bola sobrou para o atacante, que de fora da área bateu no ângulo de César, finalizando o jogo com um golaço e dando números finais a partida.
Sem novas chances criadas, o América apenas esperou o apito final do árbitro, que praticamente assegurou a subida para a primeira divisão.
A próxima partida do Vitória na Série B será na próxima quarta-feira (13), às 19h, quando visita o Avaí, na Ressacada. Já o América visita o Náutico, um dia antes (12), às 19h15, nos Aflitos.
Análise do Vitória na partida
Nada de positivo pode ser tirado da partida de hoje jogada pelo Vitória. Foi um passeio, não apenas no resultado, mas em questão física, técnica. A diferença entre os dois times é enorme, e isso ficou evidente a cada troca de passes feita pelo América, a cada contra-ataque bem sucedido e a cada chute pro gol.
O Vitória simplesmente não jogou bola. As chances criadas pelo time foram pequenos lampejos. Manter a bola no campo de ataque foi uma das coisas que o Leão não conseguiu, além de ser um time nulo na criação de jogadas e espaçado na defesa. Não seria nenhuma surpresa se o América goleasse por um placar ainda maior, o que só não aconteceu porque desperdiçou boas chances e graças as defesas de César.
É realmente desanimador para o torcedor Rubro-Negro olhar para esse time, mais precisamente para esse bando desorganizado, e vislumbrar alguma perspectiva de melhora. O desempenho não evolui em absolutamente nada, os jogadores parecem sempre se contentar com a derrota logo cedo e não demonstra qualquer capacidade para reação. Um ponto para o Z-4 e mais adversários complicados pela frente. Difícil...