Vitória encara altitude e invencibilidade de adversário em casa para avançar na Sul-Americana
Rubro-Negro pode avançar para playoffs mesmo em caso de derrota

Foto: Victor Ferreira / EC. Vitória
O Vitória talvez não imaginasse ao longo da competição, mas chega a última rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana, com chances de classificação. Nesta quarta-feira (28), às 21h30 (de Brasília), o Rubro-Negro visita o Universidad de Quito, no estádio Olímpico Atahualpa, no Equador.
Uma infinidade de cenários podem garantir a classificação para o Leão no duelo de logo mais. Lutando por uma vaga nos playoffs, o time já não tem mais chance de classificação para as quartas.
Atualmente o Rubro-Negro é segundo colocado do Grupo B, com seis pontos. Defensa y Justicia e Cerro Largo aparecem logo atrás, com quatro cada. Porém, apesar de ser necessário vencer, o Leão pode avançar de fase mesmo que empate ou seja derrotado.
Caso o Vitória empate com o Universidad de Quito, terá que torcer por um resultado com pouco saldo de gols entre Defensa y Justicia e Cerro Largo. Caso ocorra triunfo argentino por dois gols ou mais de diferença, empatariam no número de pontos com o Leão, mas levariam vantagem no critério de desempate.
O cenário para o Cerro Largo é mais complicado. O time teria que vencer o jogo por cinco gols de diferença para se classificar.
Já em um episódio em que o Vitória perca para o Universidad, terá que ocorrer um empate entre Defensa y Justicia e Cerro Largo. Como ambas as equipes somam quatro pontos, elas chegariam aos cinco no máximo, um a menos que o Rubro-Negro.
O artilheiro Renato Kayzer é ausência mais sentida para o técnico Thiago Carpini na montagem da equipe.
A provável escalação do Vitória para o jogo deve ser a seguinte:
Lucas Arcanjo; Claudinho (Baralhas), Lucas Halter, Zé Marcos e Jamerson; Ricardo Ryller, Ronald e Matheuzinho; Gustavo Mosquito, Osvaldo e Janderson.
Altitude e invencibilidade da Universidad jogam contra Leão
Conseguir a classificação não será uma tarefa fácil para o Vitória. Além de encarar o líder do Grupo B, o Rubro-Negro terá contra si a altitude de 2.850 metros. Um cenário totalmente inédito que o clube nunca encarou.
Outro fator que fará o Vitória suar a camisa é o fato de o Universidad estar invicto nos próprios domínios na temporada. Foram dez partidas disputadas no palco do jogo de logo mais, com seis triunfos e quatro empates.
Apesar da invencibilidade dos equatorianos jogar contra o Vitória, existe um retrospecto que pode ser favorável: o fato do Universidad nunca ter vencido brasileiros. Ao todo foram sete partidas, com cinco derrotas e dois empates, incluindo o 1 a 1 da primeira rodada, no Barradão.
Ao todo, o aproveitamento diante de brasileiros é de 9,5%, com quatro gols marcados e 12 sofridos.
O Vitória espera que o desempenho siga abaixo nesta noite e que o clube possa voltar ao Brasil com a classificação na bagagem.