Vitória joga mal, mas arranca empate com Botafogo-PB pela pré-Copa do Nordeste
Rubro-Negro precisará vencer jogo de volta para seguir a fase de grupos da competição em 2022

Foto: Lucas Barros / TV Cabo Branco
O Vitória empatou por 1 a 1 com o Botafogo-PB, em confronto disputado na noite desta terça-feira (26), no estádio Almeidão, na Paraíba, em jogo válido pela terceira fase da pré-Copa do Nordeste. Com resultado, Rubro-Negro precisa vencer o jogo de volta, no dia 16 de novembro, no Barradão, para avançar para fase de grupos da Copa do Nordeste de 2022.
A primeira etapa esteve longe de causar qualquer tipo de empolgação ou até mesmo encher os olhos. Com uma qualidade técnica bastante a desejar no jogo, Vitória e Botafogo fizeram um confronto bastante truncado e com sucessivos erros de passes para ambos os lados. Para felicidade do Rubro-Negro, uma das únicas chances que teve, foi bem aproveitada, e garantiu a vantagem parcial na etapa inicial.
O Vitória já deixou para abrir o placar aos três minutos. João Pedro lançou Raul Prata pelo lado direito e cruzou para David dentro da área, que bateu errado, mas deixou o goleiro Felipe caído no chão, no rebote, só empurrou para as redes. 1 a 0 para o Leão no jogo.
O Botafogo teve uma chance clara de empatar o jogo, mas desperdiçou de maneira incrível. Aos 21 minutos, após Amaral mandar a bola na área, Mateus Moraes fez o corte parcial e deixou a bola para Luã, que completamente livre na área bateu por cima do gol.
A resposta do Vitória foi um pouco mais perigosa. Aos 22 minutos, Raul Prata recebeu na intermediária e rolou para Fabinho, que cruzou na cabeça de Marcinho, que testou firme, mas viu a bola sair com perigo, pela linha de fundo.
Sem que o panorama do jogo mudasse com uma eventual reação do Botafogo ou uma pressão do Vitória, o confronto foi para o intervalo com triunfo parcial do Rubro-Negro.
O Botafogo-PB já tinha voltado melhor na segunda etapa, pressionando frequentemente o Vitória no campo de defesa, e com isso, foi premiado com o gol de empate.
Aos 14 minutos, Luã recebeu passe pelo lado direito e fez o cruzamento preciso para área, encontrando Éderson completamente livre na área. O atacante subiu e testou no canto de Lucas Arcanjo, igualando o placar no Almeidão.
Com o Vitória ainda mais recuado após sofrer o gol, o Botafogo-PB viu a oportunidade ideal para partir para cima em busca da virada, e esteve perto de conseguir aos 26 minutos. Esquerdinho roubou a bola no ataque e lançou Éderson, que invadiu a área, mas foi travado na hora exata da finalização por Thalisson Kelven.
O sofrimento do Vitória seguiu até os minutos finais. A situação ficou mais crítica aos 40 minutos, quando Mateus Moraes se lesionou, precisou deixar o campo, e como o técnico Wagner Lopes já havia feito as cinco substituições, o Rubro-Negro teve que ficar com 10 jogadores em campo.
Apesar da desvantagem numérica, o Vitória conseguiu se segurar na defesa e garantir o empate até o fim da partida.
Análise do Vitória na partida
Uma primeira etapa ruim e uma segunda péssima. Assim pode ser resumido o jogo do Vitória nesta noite na Paraíba. O Rubro-Negro sentou em uma vantagem construída no início do jogo, praticamente não ofereceu riscos ao Botafogo na etapa inicial e se acovardou na segunda, a ponto de sofrer até os minutos finais, sob risco dos donos da casa virarem o placar e levarem vantagem para o jogo de volta.
Após três atuações mais empolgantes e convincentes, o Vitória voltou a repetir a forma de jogar que justifica a briga contra o rebaixamento para terceira divisão. O Rubro-Negro mais uma vez foi uma equipe espaçada defensivamente, lenta nas transições entre meio e ataque, decorrência da falta de um jogador importante no meio-campo, além de ter um ataque praticamente inoperante. Um misto de insucessos que justificam o resultado e atuação ruim.
|