Vitória quebra tabu contra o Ceará e avança à semifinal da Copa do Nordeste

Com gol de Renato Kayzer, Rubro-Negro avança para enfrentar o ABC na semifinal.

Por Samara Figueiredo
Às

Vitória quebra tabu contra o Ceará e avança à semifinal da Copa do Nordeste

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

O Vitória está na semifinal da Copa do Nordeste. Na noite desta quarta-feira (6), o Rubro-Negro venceu o Ceará por 1 a 0, no Barradão, em partida disputada sob forte chuva em Salvador, e encerrou um longo tabu diante do clube cearense em confrontos eliminatórios. O gol da classificação foi marcado por Renato Kayzer, já na reta final do segundo tempo.

Desde 1997, o Vitória não eliminava o Ceará em mata-matas. Nesse período, o Vozão havia levado a melhor em seis oportunidades entre Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Desta vez, o Leão aproveitou o mando de campo, o bom momento vivido na temporada e a superioridade numérica durante boa parte do jogo para garantir a vaga.

O confronto começou movimentado no Barradão. Logo aos quatro minutos, Renê quase abriu o placar em uma bonita meia bicicleta defendida por Bruno Ferreira. Pouco depois, Ramon arriscou de fora da área, o goleiro do Ceará soltou a bola, e Renê desperdiçou no rebote.

O Ceará também levou perigo e assustou em bolas lançadas na área por Alex Silva. Em uma delas, Zé Vitor desviou contra o próprio patrimônio e acertou o travessão. Na sequência, Luan Cândido e Cacá salvaram duas finalizações praticamente em cima da linha.

A partida mudou aos 31 minutos do primeiro tempo, quando Luiz Otávio acertou entrada dura em Martínez. Após revisão no VAR, o árbitro retirou o cartão amarelo e aplicou vermelho direto ao defensor do Ceará. Com um jogador a mais, o Vitória passou a controlar mais a posse de bola, mas encontrou dificuldades para transformar a superioridade em chances claras.

Na etapa final, o Rubro-Negro aumentou a pressão. Matheuzinho, Erick e Zé Vitor tentaram de fora da área, enquanto Bruno Ferreira seguia trabalhando para evitar o gol rubro-negro. O Ceará, mesmo com um homem a menos, ainda tentava assustar nos contra-ataques.

O gol da classificação saiu após cobrança de escanteio de Erick. A bola atravessou toda a área e sobrou para Renato Kayzer, livre na segunda trave, completar de primeira para o fundo das redes.

Nos minutos finais, o Ceará ainda perdeu Alex Silva, expulso após falta dura em Ronald, e terminou a partida com nove jogadores. Mesmo assim, Pedro Henrique obrigou Lucas Arcanjo a fazer duas grandes defesas antes do apito final.

Com a vitória, o Vitória avança para enfrentar o ABC nas semifinais da Copa do Nordeste. Os confrontos serão disputados em ida e volta. O primeiro duelo está marcado para o dia 20 de maio, no Barradão, enquanto a partida decisiva acontece no dia 27, em Natal, ainda sem estádio confirmado. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário