Vitória tem pior aproveitamento de primeiro turno na Série B

Rubro-negro somou 20 pontos em 19 rodadas e está perto da degola

Por Gabriel Rezende
Ás

Vitória tem pior aproveitamento de primeiro turno na Série B

Foto: Mauricia da Matta / EC Vitória

O empate do Vitória com o Coritiba por 1 a 1, no Couto Pereira, na última terça-feira (27). marcou o encerramento do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Com 20 pontos em 19 rodadas, o Leão terminou a primeira fase do campeonato com apenas cinco triunfos, cinco empates e nove derrotas, aproveitamento de 35,1%.

Além de estar próximo da zona de rebaixamento (atualmente está na 16ª colocação, mas pode entrar no Z-4, caso o São Bento vença o América-MG nesta quarta), o Rubro-Negro alcançou a marca negativa de ter a pior participação na Série B, desde 2006. Momento que a competição passou a ser disputada no formato de pontos corridos. Este já é o pior primeiro turno do Leão, em cinco participações no referido sistema.

O cenário é completamente oposto a última participação do Vitória na Série B. Ainda em 2015, o Leão encerrou a 19ª rodada na liderança da Segundona, com 37 pontos, quase que o dobro da pontuação atual. Ao fim do campeonato, o time baiano subiu para a elite, com 66 pontos. A mesma situação aconteceu em 2012, quando o Rubro-Negro encerrou o primeiro turno na 1ª posição, com 44 pontos, mais que o dobro da atual pontuação. O acesso foi conquistado com 71 pontos.

Em 2011, o rendimento foi abaixo, mas mesmo assim, superior ao atual. O Vitória terminou o primeiro turno daquele ano com 27 pontos somados. Figurando na 9ª colocação, o final foi frustrante. A equipe terminou a Série B com 60 pontos, na 5ª posição. Em 2007, primeiro ano que o Rubro-Negro atuou no formato de pontos corridos na Série B, encerrou a 19ª rodada com 30 pontos na quarta colocação, e assim finalizou a participação na competição com 59 pontos.

O segundo turno da equipe terá que ser praticamente de campeão. Segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, que analisa probabilidades, o Rubro-Negro tem apenas 1,3% de chances de subir para a primeira divisão. Enquanto a queda para Série C tem uma porcentagem mais elevada com 38,7% de chances.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário