Vídeo: Vitória vence clássico contra o Bahia e segue na briga para deixar a zona de rebaixamento; confira os gols
Rubro-Negro é melhor e aproveita falhas individuais do Tricolor para vencer último clássico do ano

Foto: Victor Ferreira / EC. Vitória
O Vitória segue firme na luta contra o rebaixamento. Nesta quinta-feira (16), o Rubro-Negro venceu o Bahia por 2 a 1, em confronto disputado na noite desta quinta-feira (16) no estádio do Barradão, em Salvador, pela 28ª rodada do Brasileirão. Com resultado, o Leão segue na zona de rebaixamento, aparecendo na 17ª posição, com 28 pontos, enquanto o Tricolor é o sexto colocado, com 43.
O Vitória foi levemente superior ao Bahia na primeira etapa. Em uma primeira etapa morna e sem maiores emoções, o Rubro-Negro dominou as ações da partida, mas traduziu pouco a vantagem em chances claras criadas, enquanto o Tricolor
Cantalapiedra quase abriu o placar aos 10 minutos. O meia recebeu nas costas da defesa do Bahia e tentou cruzar, a bola ganhou um efeito e Ronaldo deu um tapinha para salvar a bola na rede.
Aos 22 minutos o pênalti finalmente foi confirmado. Após cruzamento de Ramon para área, Arias tentou cortar e a bola bateu no braço do lateral. Na cobrança, Kayzer bateu alto, sem chance para Ronaldo e abriu o marcador. 1 a 0 Vitória.
O empate do Bahia saiu aos 40 minutos. Acevedo foi fazendo fila na defesa do Vitória e bateu para o gol. A bola desviou na zaga e sobrou para Tiago, que só empurrou para o gol. 1 a 1.
Na segunda etapa, a partida seguiu quente. O Bahia começou melhor os primeiros minutos, mas aos poucos o Vitória foi equilibrando a partida e mais uma vez aproveitando os erros individuais que o rival cometia,
Dudu perdeu uma chance claríssima de colocar o Vitória na frente do placar aos sete minutos. O volante recebeu passe da entrada da área, passou pelo zagueiro e cara cara com Ronaldo, bateu, mas o goleiro defendeu com o pé.
Ademir também levou perigo para o Vitória os 11 minutos. Após chutão para o ataque, a bola ganhou velocidade e sobrou para Ademir, que bateu cruzado e parou em grande defesa de Lucas Arcanjo.
Apesar de boas chances para os dois lados, o Vitória foi quem aproveitou melhor a falha defensiva do adversário.
Aos 18, após cruzamento de Ramon, a bola passou por toda zaga do Bahia e Rezende na tentativa de cortar, furou a bola, que chegou nos pés de Cáceres. O lateral então dominou e bateu no canto de Ronaldo, para por o Rubro-Negro em vantagem.
Dudu quase marcou o terceiro aos 22. Dudu recuperou a bola no ataque, tocou para Matheusinho, que devolveu para o volante bater mascado e a bola passar raspando a trave de Ronaldo.
Aos 37, Cauly fez bela jogada individual, bateu para o gol, a bola desviou na zaga e quase encobriu o goleiro Lucas Arcanjo, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Aos 42, o Bahia teve a última chance clara de deixar tudo igual. Ruan Pablo cruzou rasteiro para área, a bola foi desviada pela zaga do Vitória e ia entrando para o gol, mas Camutanga chegou dando um bico na bola.
O Bahia tentou pressionar o Vitória nos minutos finais, mas não conseguia chegar com perigo ou entrar na defesa do Vitória, que bem postada não deixava o rival se aproximar do gol.
Um lance inusitado chamou atenção no fim. Aos 50 minutos, Dudu fez falta em cima de Acevedo e recebeu amarelo. Um minuto depois, fez falta em Kayky, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Sorte que a expulsão não impactou o resultado positivo do Leão.
No fim, o Vitória voltou a vencer o Bahia depois de mais de um ano, além de voltar a vencer o Tricolor em um Brasileirão depois de 11 anos, manter o tabu de nunca ser derrotado pelo maior rival em um jogo pelo Brasileirão e seguir vivo na briga contra a zona de rebaixamento. Que noite para o torcedor do Leão.
Confira os gols do jogo abaixo: