VLT inicia operações assistidas com passageiros no segundo semestre de 2026
Governador apresentou os primeiros trens do VLT que já chegaram à capital baiana nesta quarta

Foto: Feijão Almeida/GOVBA
As operações assistidas com passageiros do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) iniciam no segundo semestre de 2026. Os primeiros trens foram apresentados nesta quarta-feira (3), durante ato realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues, na Avenida Paralela, em Salvador. A composição, formada por sete módulos, chegou à capital baiana dois dias antes do previsto.
“Estamos fazendo esse investimento importante para devolver ao Subúrbio o seu lugar de destaque. Já no primeiro semestre de 2026, os testes técnicos serão iniciados e, em breve, a população soteropolitana que cruza a cidade todos os dias vai poder usufruir desse moderno meio de transporte”, afirmou Jerônimo.
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, divididos em três trechos: o primeiro liga o Comércio a Ilha de São João, o trecho 2 vai de Paripe a Águas Claras e o terceiro trecho liga Águas Claras a Piatã. As intervenções incluem drenagem, macrodrenagem, construção de encostas, serviço de iluminação e obras de urbanização. A conclusão da obra está prevista para 2028.
A capital baiana contará com 40 trens no seu pleno funcionamento.


