Volkswagen lança caminhão elétrico e-Delivery fabricado no Brasil

Com versões de 11 e 14 toneladas motor tem 408cv e autonomia de 250km

A Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou hoje em uma transmissão virtual o "e-Delivery", primeiro caminhão 100% elétrico sem emissões de gases apontando para o futuro da mobilidade no transporte de carga.

A novidade chega em duas versões. O e-Delivery de 11 toneladas atende às especificações de PBT (Peso Bruto Total) de 10.700 kg e tração 4×2. A capacidade máxima de carga útil é de 6.320kg. Já o e-Delivery 14 toneladas é um 6×2 de maior porte com peso bruto total de 14.300kg e capacidade máxima de carga útil de 9.055 kg. 

Segundo a VWCO houve um investimento de R$ 150 milhões e os protótipos rodaram cerca de 400 mil quilômetros para a validação no Brasil. 

Com autonomia de 250km o motor do e-Delivery tem 300kW e desenvolve cerca de 408cv com torque máximo de 2.150Nm, fabricado pela WEG. A Volkswagen Caminhões conta ainda com projetos específicos da Moura para o conjunto de bateria e a Bosch para a unidade de controle além da Meritor fabricante dos eixos.

“Foram mais de 45 mil quilômetros, que resultaram em uma redução de mais de 34 toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera em cada veículo de teste. Além disso, alcançamos uma excepcional redução no custo energético, superior a 60%. E o mais importante: com zero emissões de poluentes”, disse Roberto Cortes, CEO da VWCO.

Os caminhões elétricos podem ser carregados em fonte de corrente contínua de até 150 kW de potência sendo que a VWCO oferecerá uma consultoria para instalação de sistemas de recarga para as empresas interessadas. Em carga lenta o e-Delivery pode ser reabastecido em 3 horas ou 30% de autonomia em 15 minutos no sistema de alta voltagem. 

Já existe uma encomenda de 100 unidades de um projeto de 1.600 veículos para a AB InBEV, Coca-Cola Femsa e grupo JBS.

"Mais do que vender produtos ou soluções em serviços, nosso propósito é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias cada vez mais renováveis e limpas. É o que temos feito ao longo da nossa história de 40 anos, pesquisando diferentes matrizes energéticas, respeitando o meio ambiente e construindo um legado para a sociedade" disse Cortes durante a apresentação virtual.

Segundo a VWCO 100 unidades dos caminhões serão entregues ainda neste ano. Fazem parte do desenvolvimento do e-Delivery a Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com a GDSolar, CATL, Moura, WEG, Bosch, Meritor, Semcon, Siemens, ABB e Eletra.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[CBF oficializa a participação da Seleção Brasileira sub-15 na Copa 2 de Julho 2024]

Tradicional competição baiana recebe equipe canarinho em sua sexta participação no torneio

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!