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Volume de serviços na Bahia avança 0,5% após dois recuos seguidos

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Volume de serviços na Bahia avança 0,5% após dois recuos seguidos

Serviços profissionais (3,9%) e transportes (0,2%) seguraram setor em abril

Volume de serviços na Bahia avança 0,5% após dois recuos seguidos
Foto: Elza Fiúza/Arquivo/Agência Brasil

O volume do setor de serviços na Bahia teve um pequeno aumento em abril (0,5%) em comparação ao mês de março após dois recuos seguidos de janeiro para fevereiro (-0,6%) e de fevereiro para março (-2,2%). O resultado ficou um pouco acima da média nacional (0,3%).

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os estados onde houve maior crescimento de serviços em abril foram Rio Grande do Sul (5,4%), Maranhão (4,3%) e Pará (3,3%). Já os maiores recuos foram registrados em Rondônia (-1,4%), Roraima (-1,9%) e Tocantins (-7,1%).

Em comparação ao mesmo período de 2018, o volume dos serviços baianos também apresentou uma discreta variação positiva (0,1%), acima da média nacional (-0,7%). Foi o melhor resultado para o mês, nessa comparação, desde abril de 2013, quando os serviços haviam crescido 9,9% no estado. Os destaques positivos nessa comparação foram os estados do Amazonas (5,2%), Sergipe (3,0%) e São Paulo (2,3%).

Acumulado - No acumulado do ano de 2019, o setor de serviços na Bahia manteve também uma leve variação positiva (0,2%). O resultado ficou abaixo da média nacional (0,6%), embora seja o melhor acumulado nos quatro primeiros meses do ano desde 2014, quando esse indicador havia ficado em 1,6%. 
Já nos 12 meses encerrados em abril, os serviços na Bahia seguem acumulando um resultado negativo (-1,3%), mas mostra pequena desaceleração no ritmo de queda em relação aos 12 meses encerrados em março (-1,7%). No país como um todo, os serviços têm variação positiva (0,4%) nessa comparação. 

Serviços  - O pequeno aumento no volume do setor de serviços baiano em abril em relação ao mesmo mês de 2018 (0,1%) deve-se a manutenção do desempenho positivo de duas das cinco atividades investigadas no estado: serviços profissionais, administrativos e complementares (3,9%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (0,2%). 

Segundo a supervisora de disseminação de informações do IBGE, Mariana Viveiros, neste grupo de serviços profissionais está os terceirizados em geral, que prestam serviços para empresas como as consultorias jurídicas, contábeis, de informática, dentre outros. 

"Normalmente esse grupo tende a crescer quando há alguma sinalização positiva em geral para o setor empresarial e as empresas começam a conseguir voltar a  contratar prestadores de serviço em geral. A gente vê muitos ramos industriais aumentando sua produção, o próprio comércio mostrando alguma variação positiva, isso pode estar influenciando", analisou.

Os serviços de informação e comunicação (-2,8%) foram os que mais puxaram o setor para baixo. Já são quase dois anos de quedas consecutivas nesse segmento (recuando desde julho de 2017). Em 2019, o segmento já acumula perdas de 5,1%. 

Os serviços ligados ao turismo na Bahia tiveram desaceleração tanto em relação a março (-2,1%) quanto na comparação com abril de 2018 (-1,8%). E os serviços prestados às famílias (-0,3%) e os outros serviços (-0,4%) apresentaram quedas menores.
 

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