Volume de vendas do comércio varejista apresenta recuo 0,1% em outubro

Indicador registra três quedas consecutivas, aponta IBGE

[Volume de vendas do comércio varejista apresenta recuo 0,1% em outubro]

FOTO: Agência Brasil

Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira (8), o volume de vendas do comércio varejista brasileiro apresentou um recuo de 0,1% na passagem de setembro para outubro. 

Além disso, na comparação com o mesmo período de 2020, o recuo foi de 7,1%. Ainda assim, no acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento do setor apresenta alta de  2,6%.

De setembro para outubro, cinco das oito atividades pesquisadas registraram queda no volume de vendas, sendo elas: livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), móveis e eletrodomésticos (-0,5%), combustíveis e lubrificantes (-0,3%), supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,1%).

Entre as categorias que apresentaram alta estão: tecidos, vestuário e calçados (0,6%), artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,6%).


Comentários