Volvo terá SUV híbrido que roda 2 mil km com um tanque de gasolina
Novo SUV será vendido na China até o final do ano

O Volvo XC70 está de volta e apesar de manter um nome já conhecido sua proposta é outra e devemos prestar muita atenção. Longe do visual de perua o modelo chinês agora assume identidade de SUV médio. A novidade foi revelada oficialmente pela divisão chinesa da marca, após teasers globais divulgados em maio de 2025 que mostravam apenas a silhueta do veículo. Mas qual a ideia do novo XC70?
Produzido localmente e com chances de ser exclusivo da China — ao menos em um primeiro momento — o novo XC70 aposta na eletrificação. O modelo será oferecido com motorização híbrida plug-in, composta por um motor 1.5 turbo de 163 cv, que atua principalmente como gerador para alimentar dois motores elétricos, possivelmente um em cada eixo, conferindo tração integral (AWD).
A versão com bateria de 39 kWh oferece 200 km de autonomia no modo elétrico. A marca não divulgou a autonomia total combinada, mas estima-se que o SUV possa superar 1.000 km ou até atingir 2.000 km, graças à alta eficiência do conjunto.
Em dimensões, o novo XC70 posiciona-se entre os atuais XC60 e XC90:
• Comprimento: 4,815 m
• Largura: 1,890 m
• Altura: 1,650 m
• Entre-eixos: 2,895 m
• Rodas: aro 19 ou 20 polegadas
Design evoluído em relação aos atuais
O design frontal é marcado pelos faróis com assinatura em LED no formato de “T” invertido, inspirado no “Martelo de Thor”, com elementos verticais nos para-choques que reforçam o visual moderno e robusto. Já o interior ainda não foi completamente revelado, mas deve seguir a proposta da marca com cockpit digital e central multimídia baseada em sistema Android Automotive.
Com cinco lugares e posicionamento entre os SUVs médios e grandes da marca, o novo XC70 reforça a estratégia da Volvo de expandir sua presença no segmento de veículos eletrificados — especialmente na China, o maior mercado automotivo do mundo.
Não devemos esquecer que a partir da China o EX30 também foi “exportado” para vários países. Isso mostra que a Volvo inverteu seu centro de desenvolvimento e o XC70 híbrido aponta para futuros modelos com essa tecnologia que devemos ter por aqui.