"Vou seguir correndo, de cadeira de rodas, muleta ou prótese", diz atleta atropelado em Salvador
Emerson Pinheiro deixou a UTI após amputação da perna e se recupera na enfermaria do HGE

Foto: Reprodução/Redes sociais
O corredor amador Emerson Pinheiro, de 29 anos, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE) e continua em tratamento na enfermaria, de acordo com informações veiculadas pela TV Bahia. Ele foi atropelado durante um treino coletivo de atletismo na orla da Pituba, em Salvador, no último sábado (16).
Apesar da gravidade do acidente, Emerson reafirmou à avó, Maria do Carmo, a determinação em seguir no esporte. "Oh, vó, não fique triste não, que eu vou seguir toda a minha jornada. Eu vou correr de cadeira de rodas, de muleta ou de prótese, mas, em nome de Jesus, vou resolver tudo", disse o jovem. O acidente resultou na amputação da perna direita e em fraturas em outra parte do corpo.
Segundo a equipe médica, ele está lúcido, estável e já respira sem a ajuda de aparelhos. Um amigo do atleta, o corredor Júnior Cavalcante, contou que Emerson ainda enfrenta o impacto da perda. "Ele [Emerson] se alimentou hoje, mas ainda está em choque desde que recebeu a notícia de que está sem a perna. Mas, nesse momento, temos que estar orantes e torcendo para que em breve ele esteja conosco", afirmou.
O motorista do veículo, Cleydson Cardoso Costa Filho, de 26 anos, foi preso em flagrante com sinais de embriaguez e teve a prisão preventiva decretada. Ele foi encaminhado ao Complexo Penal da Mata Escura e exonerado do cargo de secretário parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Cleydson é filho da vereadora de Salvador Débora Santana (PDT), que se manifestou nas redes sociais em solidariedade à vítima e à família.
Emerson, que é estudante de educação física e pratica atletismo há quatro anos, treinava para uma maratona que aconteceria em Buenos Aires, na Argentina, quando ocorreu o atropelamento. Amigos e familiares seguem mobilizados em campanhas de doação de sangue para auxiliar no tratamento.