Wada decide excluir Rússia de Olimpíadas e Mundiais por quatro anos

País tem até 21 dias para apresentar recurso para o Tribunal Arbitral do Esporte

[Wada decide excluir Rússia de Olimpíadas e Mundiais por quatro anos]

FOTO: Reprodução

A Agência Mundial Antidoping (Wada) excluiu a Rússia das Olímpiadas e dos Mundiais durante quatros anos por falsificação de dados dos controles entregues à entidade. E por este motivo, o país não poderá ser representado nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Inverno de Pequim 2022, além dos Mundiais em todas as categorias, o que inclui a Copa Catar 2022.

A Rússia também não poderá organizar disputadas deste nível em seu território, mas ainda pode recorrer à decisão no TAS (Tribunal Arbitral do Esporte, na sigla francesa) e tem até 21 dias para apresentar o recurso. 

O presidente da Wada, Craig Reedie, divulgou por meio de nota que o doping russo prejudicou os esportes limpos e continuou na posição de fraudes. “A Rússia teve a oportunidade de colocar sua casa em ordem e voltar a se juntar à comunidade internacional antidoping para o bem de seus atletas e a integridade do esporte, mas optou por continuar na sua posição de fraude e negação. Como resultado, o Comitê Executivo da Wada respondeu nos termos mais fortes possíveis, protegendo o direito dos atletas russos, que podem provar que eles não estavam envolvidos e não se beneficiaram desses atos fraudulentos”, afirmou.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) excluiu a Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e do Inverno de Pyeongchang 2018, mas deixou nas mãos das federações nacionais a decisão de suspender o grupo. Deste modo, a COI ressaltou o apoio pela decisão da Wada, reforçando que havia anunciado o alinhamento para seguir o estipulado pela entidade de antidoping. 

A suspensão também atinge aos membros do Governo da Rússia e dirigentes esportivos do país em todas as modalidades, vetando assim, o credenciamento dos membros para as grandes competições internacionais. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!