WhatsApp: código mostra que backup ilimitado no Google Drive pode acabar
Espaço ilimitado para guardar mensagens foi disponibilizado em 2018, após acordo entre Google e WhatsApp

Foto: Reprodução
O WhatsApp pode deixar de oferecer backup ilimitado no Google Drive para celulares Android, por conta das novas linhas do código do mensageiro, que exibem mensagens como "alteração de backup do Google Drive", "limite do Google Drive quase cheio" e "limite do Google Drive alcançado".
A atualização, que ainda não anunciada oficialmente, foi descoberta pelo site especializado WABetaInfo na última sexta-feira (29). A mudança pode indicar o fim do acordo entre WhatsApp e Google, que estabeleceu um espaço ilimitado para guardar mensagens no Drive em novembro de 2018.
As linhas de código reveladas na versão beta do mensageiro mostram a descrição "gdrive_backup_quota", indicando que existirá uma cota do Google Drive para armazenar backups do WhatsApp de graça. Não foi divulgado a quantidade de espaço que será reservado para as conversas do app com a mudança. Atualmente, o plano gratuito da nuvem do Google dá direito a 15 GB totais, que são ocupados pelos serviços da empresa, como Google Fotos e Gmail.
O armazenamento ilimitado no Drive é uma vantagem para os usuários Android, já que o app para iOS não traz o mesmo benefício no iCloud. Quem acessa o mensageiro no iPhone precisa ter pelo menos 2,05 vezes mais espaço disponível no iCloud do que o tamanho do backup do WhatsApp.