Whatsapp e Facebook terão regras de uso para o dia das eleições

Propaganda virtual em dia de eleição também pode ser considerada boca de urna

Por Da Redação
Às

Whatsapp e Facebook terão regras de uso para o dia das eleições

Foto: Getty Images

Neste domingo (15) acontece o primeiro turno das eleições municipais de 2020. Com isso, é preciso ficar atento no uso das redes sociais para não cometer crime de boca de urna. 

Pedir votos no dia da eleição é configurado crime eleitoral e tem pena de seis meses a um ano, ou prestação de serviços comunitários pelo mesmo período, além de multa de quase R$ 16 mil.

Segundo o TSE, o Whatsapp não poderá ser usado para declarar o voto do eleitor no dia das eleições. Ainda segundo o órgão, as mensagens enviadas não podem ser "desvistas" por quem recebeu, por isso, os usuários não devem declarar o próprio voto. 

No Facebook ou em outras redes similares, é permitido declarar o voto, sendo proibida a solicitação de apoio para candidatos no dia do pleito.

Nas redes sociais como Facebook, Whatssapp ou em outras redes similares, é permitido declarar o voto, mas é proibida a solicitação de apoio para candidatos no dia do pleito. De acordo com a legislação eleitoral, é permitida a manutenção da propaganda na internet apenas se esta já estiver sendo divulgada antes do dia da eleição. 

Na hora da votação presencial, é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.

Também será permitido que o eleitor leve para cabine de votação um lembrete com os números dos candidatos escolhidos. 

Fiscais partidários que vão trabalhar na votação não podem padronizar vestuário. A legislação só permite que que conste nos crachás o nome e a sigla do partido ou coligação. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário