Festival de Cultura Indígena, na 13ª edição, movimenta município baiano

Evento tem exposições, artesanato e competições de jogos tradicionais indígenas

[Festival de Cultura Indígena, na 13ª edição, movimenta município baiano]

FOTO: Divulgação

O 13º Festival de Cultura Indígena Kiriri acontece durante os dias 20 e 21 de julho na Aldeia Cajazeira, em Banzâe, com o tema “Resgatando as diversidades e mantendo as tradições”. O evento, organizado pelo Grupo de Jovens, Lideranças Indígenas, Professores e membros de associações locais, se consolida como o único encontro anual de integração de raças, costumes e cultura de diversas etnias do nordeste baiano. 

Segundo Jerry Matalawe, da Coordenação de Políticas para Povos Indígenas (CCPI/SJDHDS), o festival promove a valorização e desmistificação dos povos indígenas. “É um movimento de valorização, aproximação de gerações e de integração das pessoas indígenas e não indígenas. Além de ser espaço para desmistificar preconceitos e fortalecer o diálogo sobre a defesa dos direitos do nosso povo”, destaca ele.

O Festival conta com uma programação de mais de 30 horas, entre exposições, artesanato, competições de jogos tradicionais indígenas, como corrida de maracá, torneio de arco e flecha, de zarabatana, salto à distância, dentre outros. Já as palestras, vão abordar as questões indígenas como: cultura, tradições e vivências, além de apresentações musicais, danças, rituais indígenas, apresentação de teatro e uma diversidade de atividades que expressam toda a riqueza cultural do povo indígena.


Comentários