Zelensky diz que negociações de paz devem começar com linhas de frente na guerra
O presidente ucraniano voltou a defender um cessar-fogo para, então, negociar um acordo final

Foto: Reprodução
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em Bruxelas neste domingo (17) que as atuais linhas de frente na guerra de seu país contra a Rússia devem ser a base para as negociações de paz.
"Precisamos de negociações reais, o que significa que podemos começar onde a linha de frente está agora", afirmou Zelensky, acrescentando que os líderes europeus apoiaram a iniciativa.
O presidente ucraniano falou antes de uma reunião virtual com líderes europeus e de viajar a Washington para se encontrar com Donald Trump, após a cúpula do líder americano com o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca, na sexta-feira (15).
Zelensky reiterou sua posição de que era necessário estabelecer um cessar-fogo para, então, negociar um acordo final.
"É importante que Washington esteja conosco", falou o líder ucraniano. Ele estará acompanhado por vários aliados europeus nas negociações de segunda-feira (18) com Trump.
Zelensky disse que a Ucrânia ainda não conhecia todas as exigências feitas por Putin na reunião com Trump na sexta-feira (15), acrescentando que levaria muito tempo para analisá-las — e que isso não seria possível sob "a pressão das armas".