Cacai e Luiza Bauer

A vida fitness de Cacai Bauer e a importância de uma vida saudável para o PCD

É importante falarmos no quão necessário é para qualquer pessoa especificamente as que possuem deficiência, uma rotina de exercícios e alimentação saudável. Visto que, não são só doenças que um dia a dia saudável pode prevenir, mas também uma melhoria significativa no seu estado mental e emocional. Além disso, a prática de atividades físicas em uma pessoa atípica ajuda na autonomia, na potencialidade, no autocuidado e demais benefícios. Vale ressaltar, que os PCD’s tendem a obesidade por consequência do sedentarismo, além de problemas respiratórios que decorrem desta ausência de atividades físicas também. É importante não desconsiderar este fato para que não hajam complicações maiores.

Praticar esportes, por exemplo, pode ser uma ótima ideia no que se refere a esta melhoria de vida. O proveito que uma pessoa com deficiência adquire na fisioterapia, ela pode adquirir fazendo esportes também mas, com uma motivação diferente. Além do mais, existe uma outra problemática quando pensamos por exemplo naqueles que se tornaram deficientes ao longo da vida por alguma doença ou acidente, quantos não entram em depressão e pensam que jamais irão poder ter a mesma vida ativa de antes? É essencial que haja uma inclusão destas pessoas em um grupo que passou pelo mesmo e está ali mostrando ser capaz disso, há uma motivação maior para lidar melhor com o novo estilo de vida e com algumas dificuldades a serem enfrentadas. 

Cacai por sua vez, sempre praticou esportes e fez atividades físicas incluindo ballet e natação.  Na época em que ela fazia natação, eu e meu irmão também fazíamos e íamos todos juntos para a aula. Já participamos de campeonatos juntos.

Além do esporte propriamente dito, minha irmã vai a academia fazer musculação e dança, existem semanas em que ela vai todos os dias sem pestanejar, é muito engraçado porque geralmente as pessoas ficam esperando por aquele dia de “folga” do treino mas a minha irmã sente falta e sempre comenta quando não vai. Outra coisa que eu acredito ser importante mencionar é o quadro de saúde ótimo e a imunidade alta de Cacai. Ela é quem menos fica doente lá em casa, e eu creio bastante que isso decorre também de seu estilo de vida.

Referente a alimentação saudável, é necessário lembrar que é o principal responsável para o organismo ter um bom desempenho e a qualidade de vida é significante. Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com a alimentação saudável é menos suscetível a ter algumas doenças incluindo: obesidade, diabetes, câncer, hipertensão,entre outras.

Dando enfoque em pessoas com deficiência, é importante citar o ponto em que elas têm uma tendência à redução de gasto calórico, ou seja, a ganhar peso. Além disso, é comum que algumas pessoas fiquem com os músculos mais atrofiados por não trabalhá-los, aumentando as chances de desenvolver doenças. Nesse caso, a dieta deve focar na redução do peso e no fortalecimento da musculatura, já que alguns grupos musculares podem ser comprometidos com a falta de movimentos. Assim, em relação a alimentação da minha irmã, suas refeições diárias são bastante focadas em sua saúde, ela costuma fazer dietas sempre e quem mais a auxilia nisso é minha mãe, se encarrega de comprar os alimentos e preparar as refeições dela.

É importante que ela tenha esse apoio uma vez que gera uma motivação para continuar comendo bem para viver mais e de forma saudável. Óbvio que de vez em quando Cacai come um “fast food” e usa da academia como compensação "amanhã eu vou pra academia, né?" ou faz questão de sempre lembrar que está de dieta mesmo que esteja comendo um belo e saboroso hambúrguer de bacon no exato momento, “vou comer só um pouquinho, não muito, estou de dieta", é uma situação engraçada, onde todos nós sempre nos acabamos de rir mas é bom que ela saiba que não tem problema em comer uma besteira de vez em quando, contanto que você não deixe sua vida saudável em segundo plano.

Desta forma, é necessário que as pessoas se informem sobre o assunto para entender a importância de uma vida saudável e ativa essencialmente para PCD’s, suas vantagens e melhorias de vida tão evidentes. Atípicos precisam buscar sempre estar praticando algum esporte ou qualquer atividade física e antes de qualquer mudança na alimentação, ter uma consulta com um nutricionista para o instruir de forma mais adequada a isto.


Comentários

Veja Também

[Inspirada nos signos do zodíaco, Marni lança nova coleção de artigos para a casa]

Como parte de seus esforços para preservar as tradições artesanais, a Marni desenvolveu os novos produtos em parceria com um grupo de artesãos colombianos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!