/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Vacinação contra a gripe é ampliada para todos a partir de 6 meses

Notícias
Saúde

Vacinação contra a gripe é ampliada para todos a partir de 6 meses

Iniciativa para vacinação já é realizada na Bahia

Por Da Redação
Vacinação contra a gripe é ampliada para todos a partir de 6 meses
Foto: Bárbara Silveira/Saúde GovBA

A vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população a partir dos 6 meses de idade. O Ministério da Saúde anunciou a decisão nesta quarta-feira (01). 

De acordo com a Ministra da Saúde, Nísia  Trindade alguns locais poderão haver restrições pontuais para garantir a vacinação dos grupos prioritários. "Dependendo do estoque de vacinas e da situação dos casos em cada localidade, poderá haver restrições pontuais para certas faixas etárias a fim de garantir a vacinação dos grupos prioritários, mas de forma excepcional", explicou a titular da pasta. 

Ainda de acordo com a ministra, a ampliação só não terá efeito na região norte do país, pois a aplicação da vacina a partir de seis meses de idade já havia sido feita em novembro do ano passado.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) montou um stand defronte ao Farol da Barra, na capital baiana, em virtude das comemorações do Dia do Trabalhador para imunizar quem estivesse no local. A expectativa é aplicar cerca de três mil doses do imunizante contra a Influenza, além da vacina Bivalente, que combate a Covid-19.

Historicamente, a vacinação contra a gripe era prioritariamente destinada a grupos considerados de risco, como idosos, gestantes, puérperas, e indivíduos com condições de saúde específicas. Na avaliação da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, “a decisão ministerial de expandir o alcance da vacina reflete uma análise cuidadosa da situação epidemiológica atual e da disponibilidade de vacinas”.

A titular da pasta estadual da Saúde também ressalta que, além de continuar a vacinar os grupos prioritários, esta ampliação visa reduzir os atendimentos ambulatoriais, internações e absenteísmo durante os meses de outono e inverno, períodos em que doenças de transmissão respiratória são mais frequentes.

Dados da diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia mostram que, somente em 2024, foram notificados 3.259 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) hospitalizados, um aumento superior a 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Na Bahia, a cobertura vacinal para Influenza gira em torno de 18,5%, com 886.592 doses aplicadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102