100 anos de Beleza: Confira a evolução da maquiagem ao longo das décadas

O mundo muda, e a moda também

[100 anos de Beleza: Confira a evolução da maquiagem ao longo das décadas ]

FOTO: Reprodução

O mundo muda, e a moda também. Ao longo das décadas, as tendências e padrões de beleza já passaram por diversas transformações, influenciadas por mudanças históricas e acontecimentos marcantes. O cinema, a TV e a música sempre andaram de mãos dadas com o universo da beleza, apresentando novidades para o grande público e modificando a maneira como enxergamos o belo. 

Vamos voltar 100 anos na história e analisar um pouco destas mudanças vistas no mundo da maquiagem. De batons vermelhos e boca marcada até o gloss brilhante, de Marilyn Monroe até Beyoncé: 

- Anos 20

A maquiagem da década de 20 é marcada pelo glamour. As mulheres queriam ter traços de uma verdadeira boneca de porcelana, por isso, as sobrancelhas eram bem finas e o rosto era coberto pelo famoso "pó de arroz", que deixava a face com aparência pálida. O "rouge" dava às maçãs do rosto um forte tom avermelhado, e a boca era marcada pelo batom ultra delineado. Ainda hoje, utilizar as sobrancelhas com desenho mais arredondado remete diretamente à esta década. 

 

 

- Anos 30

Na década de 30, a influência do cinema na beleza era muito forte. Atrizes como Bette Davis (foto) e Joan Crawford eram os grandes ícones de beleza ocidental. As sobrancelhas arqueadas ainda ficavam em evidência, porém a maquiagem ganha traços mais suaves e delicados, em comparação com os anos anteriores. Um fator que pode explicar esta simplificação é a Quebra da Bolsa de Valores em 1929, que gerou uma grande crise econômica. Num momento como este, itens de maquiagem deixam de ser prioridade para a maioria da população, não é mesmo?

 

 

- Anos 40

A década de 40 foi marcada por um acontecimento que mudou todo o mundo, a Segunda Guerra Mundial, que teve início em 1939. Todo o mundo ocidental foi modificado com a Guerra, o que se reverberou na moda e na maquiagem. As mulheres buscaram uma aparência mais "natural" e utilizavam menos produtos. O visual era marcado por cílios compridos e batons claros. 

 

 

- Anos 50

Pense na clássica maquiagem: delineado "gatinho" + batom vermelho. Estes dois simples elementos marcaram a década de 50, responsável pelo renascimento do glamour, pós Segunda Guerra Mundial. A imagem icônica da atriz Marilyn Monroe ficou marcada na história, e representa claramente a volta desta beleza ultra feminina, que havia marcado as décadas de 20 e 30. 

 

 

- Anos 60

A década de 60 é invadida por um "páh" a mais na maquiagem. Os cílios eram tão marcados que chegavam a ser desenhados na parte inferior da pálpebra, para causar uma impressão ultra marcante no olhar. Também é a primeira vez na história do mundo contemporâneo em que as cores diversas invadem a maquiagem: azul, rosa, verde, roxo... Tudo era permitido! A modelo Twiggy (foto) é uma grande referência deste período. 

 

 

- Anos 70 

No auge da era disco e do movimento Black Power, a beleza ultra solar fez sucesso nos anos 70. Seguindo com a forte presença das cores que invadiu os anos 60, essa década foi marcada por uma explosão de energia. Batons cintilantes e cílios gigantes fizeram sucesso! A cantora Diana Ross é um grande ícone de beleza da época.

 

 

- Anos 80

Se fosse preciso utilizar apenas uma palavra para definir a década de 80, esta seria exagero! Os anos extravagantes foram marcados por muitos elementos, tanto nas roupas quanto na make. Pense num delineado néon, sombra rosa + batom cintilante. Essa era a combinação que bombava na década de 80! A influência dos nomes da música era muito forte na beleza. Nomes como Madonna, Whitney Houston, e inclusive os homens como o cantor Boy George, eram grandes ícones de estilo. 

 

 

- Anos 90 

Como no mundo da moda e da beleza tudo vai e volta, e algumas coisas nunca vão embora, os anos 90 resgataram muitas referências anteriormente vistas nas décadas de 20 e 30. O rosto mais pálido e as sobrancelhas afinadas eram tendência, assim como os batons em tons mais escuros. 

 

 

- Anos 2000 

Com a chegada do novo milênio, a maquiagem buscou trazer uma aparência mais saudável ao rosto. A pele super bronzeada era regra, e o bronzeamento artificial fazia sucesso! Assim como o bronze, o gloss e o delineado preto rente aos olhos completava a make. Esse "combinho" clássico ainda faz muito sucesso até hoje, não é? 

 

 

- Anos 2010

O momento atual pode ser definido como a Era Kardashian. As socialites americanas, sobretudo a Kim Kardashian, ajudaram a criar todo um novo padrão de beleza, que se espalhou rapidamente por todo o nosso mundo ocidental. A make atual é definida pelo contorno marcado dos traços do rosto, sobrancelhas ultra desenhadas, cílios enormes e muito iluminador. 

 

 

- Anos 2020

Já de olho no futuro (afinal, em poucos meses estaremos entrando numa nova década), as tendências indicam um estilo mais minimalista na maquiagem. A beleza natural tem sido cada vez mais valorizada, e os produtos de maquiagem tem dado lugar aos produtos que visam os cuidados com a pele. A make fica reservada a pequenos pontos de cor na boca e nas bochechas. Carinha de saúde! 

 

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!