11 de Outubro: Dia Mundial da Obesidade
Segundo especialista, número de problemas de saúde associados à doença podem levar à morte

Foto: Reprodução
Nesta sexta-feira (11) é celebrado o Dia Mundial da Obesidade, e dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontaram uma crescente no índice de obesidade no mundo e, segundo especialista, o número de problemas de saúde associados à doença podem levar à morte.
“A obesidade não deve ser pensada apenas por questões estéticas, pois os problemas estão além. Estamos falando sobre saúde. O excesso de gordura no organismo pode comprometer o funcionamento dos órgãos, na circulação sanguínea e na entrega de nutrientes e oxigênio às células”, explica Igor Castro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness de academias.
O principal objetivo desta data consiste em conscientizar a população sobre os cuidados necessários para combater esta doença que afeta milhares de pessoas. De acordo com um estudo da York University, nos Estados Unidos, cerca de 95% das pessoas obesas tem alterações no organismo que podem levar ao óbito. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)estima que quase 50% das pessoas acima dos 20 anos estão acima do peso.
Para ter a classificação do estado nutricional, é preciso dividir o peso com a altura da pessoa calculada.
Menor que 18,5 - Baixo peso
18,5 a menor que 25 – Peso adequado
25 a menor que 30 - Sobrepeso
30 a menor que 35 - Obesidade Grau I
35 a menor que 40 - Obesidade Grau II
Maior que 40 - Obesidade Grau III


