114 candidatos disputam hoje votos de 38 milhões de eleitores em 57 cidades

Segundo turno para as eleições municipais vai até às 17h

[114 candidatos disputam hoje votos de 38 milhões de eleitores em 57 cidades]

FOTO: Reprodução

Cerca de 38 milhões de eleitores devem participar do segundo turno das eleições municipais, neste domingo (29), que ocorre em 57 cidades, no qual 18 são capitais. São 114 candidatos que disputam os cargos de prefeito, cuja posse que será em 1º de janeiro de 2021. 

A eleições, previstas para outubro, precisaram ser adiadas para novembro em razão da pandemia de Covid-19. Em Macapá, as eleições serão realizadas somente em dezembro, por causa do apagão de 22 dias.

Disputam o segundo turno apenas os municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos conseguiu alcançar maioria absoluta dos votos (metade mais um) válidos no primeiro turno.

Para evitar aglomerações, os eleitores poderão votar das 7h às 17h, sendo o período de 7h às 10h prefencial aos eleitores com mais de 60 anos. É necessário o uso de máscara e recomendável que o eleitor leve a sua própria caneta para assinar o caderno de votações.

Documentos

O eleitor deve levar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte.

Justificativa

O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição pode justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título. Essa funcionalidade estará disponível somente no dia da eleição, das 7h às 17h.

Caso o cidadão não vote e não justifique a ausência dentro do prazo, terá de pagar multa no valor de R$ 3,51 para regularizar a situação. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!