13 municípios do Amapá voltam a registrar falta de energia após 2 meses do apagão

Empresa responsável por subestação informou que houve falha na linha de transmissão

[ 13 municípios do Amapá voltam a registrar falta de energia após 2 meses do apagão]

FOTO: Rogério Lameira/Rede Amazônica

De acordo com informações da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), cerca de 13  municípios amapaenses, incluindo Macapá, registraram falta de energia nesta quarta-feira (13), por volta das 16h. O novo apagão acontece dois meses após a crise energética que atingiu o estado em novembro de 2020.

A Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), empresa que administra a principal subestação do estado, disse que sofreu uma "ocorrência na linha de transmissão de Laranjal à Macapá" e que "a questão já foi resolvida". Além disso, a empresa afirmou, em nota, que "disponibilizou as linhas de transmissão instantaneamente (em um minuto)" e que os equipamentos funcionam sem intercorrências.

O fornecimento de energia foi normalizado em alguns bairros da capital durante cerca de 30 minutos. Este é o terceiro apagão registrado no Amapá desde o dia 3 de novembro de 2020. Na ocasião, foram 4 dias totalmente sem eletricidade. O fornecimento voltou para parte da população só no dia 7 de novembro, após a manutenção e energização de um dos três transformadores. 

Foram cerca de 20 dias enfrentando apagões e racionamento de energia elétrica e o fornecimento só foi retomado em 100% no dia 24 de novembro, quando um segundo transformador foi ativado. O segundo aconteceu no dia 17 de novembro do ano passado. No dia 23 de dezembro de 2020 foi energizado o transformador de "backup" que garante segurança energética para 89% do estado. A ativação do equipamento, que saiu de Roraima, integra um planejamento feito pelo governo federal para a normalização do fornecimento do serviço no estado. 

Leia na íntegra a nota

LMTE

A Linhas de Macapá Transmissora de Energia informa que na tarde desta quarta-feira sofreu uma ocorrência na linha de transmissão de Laranjal à Macapá, que abastece sua subestação Macapá, e que a questão já foi resolvida.

A concessionária disponibilizou as linhas de transmissão instantaneamente (em um minuto), e portanto sua disponibilidade de suas instalações de transmissão foi normalizada. Tal evento ocorre diariamente no Brasil, e no caso particular expõe a fragilidade do sistema de energia do Amapá que não conta com redundância devido a questão de planejamento setorial.

A LMTE destaca que sua subestação Macapá e os três transformadores da subestação Macapá funcionam sem intercorrências.

CEA

A CEA informa que a interrupção do fornecimento de energia na tarde desta quarta-feira, 13, não tem relação com problemas de distribuição.

Foi identificado uma ocorrência na linha de transmissão no trecho Macapá/Jari. A Companhia aguarda as informações oficiais do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Concurso Nacional Unificado: candidatos já podem consultar locais de prova ]

Exames serão realizados no dia 5 de maio de 2024, em 228 cidades em todo o país

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!