18 estados e o DF estão com alta de casos de Covid-19 após festas de fim de ano

Média móvel de contaminações, que era de 5.033 em 28/12, aumentou 147,7% na última semana, chegando a 12.467 novos casos

Por Da Redação
Às

18 estados e o DF estão com alta de casos de Covid-19 após festas de fim de ano

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após as festas de fim de ano, o número de novos infectados pela Covid-19 cresceu em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal. Na quarta-feira (5), a média móvel de contaminações no Brasil estava em 12.467 novos casos, uma alta de 147,7%, se comparada com os números de nove dias atrás, em 28 de dezembro, quando média das novas infecções somava 5.033.

O aumento foi constatado nos estados do Amazonas, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Espírito Santo.

Essas informações fazem parte do levantamento feito a partir de dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), analisados pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles.

Vale ressalta que desde que um ataque hacker, que completa um mês na próxima semana, afetou os sistemas do Ministério da Saúde, o país sofre com falta de informações atualizadas sobre a pandemia. Diante disso, o número de novos infectados deve se mostrar ainda maior nas próximas semanas.

Dados de novos casos e também de mortes apenas começam a ser regularizados, e, assim, não é possível determinar se a situação do país está pior do que os números divulgados dão a entender.

Autoridades e analistas afirmam que o país vive um apagão de dados, o que impossibilita também que medidas sanitárias mais restritivas de contenção do coronavírus possam ser orientadas à população.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.