• Home/
  • Notícias/
  • Podcasts/
  • Vídeo: 2 de Julho ainda é desconhecido fora de Salvador e Recôncavo Baiano, afirma Manoel Calazans

Vídeo: 2 de Julho ainda é desconhecido fora de Salvador e Recôncavo Baiano, afirma Manoel Calazans

Assessor da Secretaria de Educação da Bahia defende inserção da data nos livros didáticos nacionais e destaca importância da luta popular pela independência baiana

Por Da Redação
Às

Vídeo: 2 de Julho ainda é desconhecido fora de Salvador e Recôncavo Baiano, afirma Manoel Calazans

Foto: Reprodução/FB Comunicação

Durante participação no podcast Podomblé, apresentado por Adriano Azevedo, o assessor especial da Secretaria de Educação da Bahia (SEC-BA), Manoel Calazans, chamou atenção para o desconhecimento sobre o 2 de Julho — data que marca a Independência da Bahia — em diversas regiões do estado.

Calazans afirmou que, enquanto o Recôncavo e a capital preservam viva a memória da luta pela libertação, cidades do interior, especialmente no oeste baiano, pouco sabem sobre o episódio.

“É impressionante como o 2 de Julho é conhecido no Recôncavo e em Salvador e é totalmente desconhecido na região oeste. Você vai a Barreiras, a Luís Eduardo Magalhães, e as pessoas nem sabem o que é o 2 de Julho”, disse.

O assessor explicou que, em 2023, no bicentenário da independência baiana, o governo estadual enviou um pedido ao Ministério da Educação para que os livros didáticos utilizados em todo o país incluam a história do 2 de Julho. Segundo ele, o ensino tradicional ainda privilegia o 7 de Setembro, data que consagrou a independência política do Brasil, mas ignora o protagonismo popular da resistência baiana.

“Substituíram o 2 de Julho pelo 7 de Setembro. Mesmo aqui na Bahia, há quem desconheça o significado dessa data, que representa a verdadeira independência do Brasil”, afirmou.

Calazans também ressaltou o caráter popular do movimento, que contou com a participação ativa de mulheres e homens do povo. “Foi uma luta genuinamente popular, sem Dom Pedro, sem espada, mas com um povo que se armou para expulsar os portugueses e garantir a liberdade”, destacou.

O episódio sobre educação antirracista nas escolas estaduais faz parte da série do Podomblé, disponível no canal FB Comunicação – Podcast, que promove debates sobre diversidade, história e cultura baiana.

Confira o vídeo abaixo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.