23 estados têm ocupação em leitos de UTI abaixo de 50% pela 1ª vez na pandemia, afirma Ministério
Segundo a pasta, o resultado verificado nesta sexta-feira (12) ocorreu por conta da vacinação contra a covid-19

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Ministério da Saúde confirmou que, pela primeira vez desde o agravamento da pandemia da covid-19, 23 estados estão com taxa de ocupação em leitos Covid abaixo de 50%. Segundo a pasta, o resultado verificado nesta sexta-feira (12) ocorreu por conta da vacinação, que resultou na queda dos números de mortes, de casos e da ocupação de leitos.
O balanço também mostra que Espírito Santo, Pernambuco e Rondônia estão em estado de alerta, com taxa de ocupação entre 51% e 69%.
"Minas Gerais é o único estado que apresenta situação grave, registrando taxa de ocupação em seus leitos de enfermaria Covid-19, destinados aos casos moderados e graves que não necessitam de ventilação mecânica, de 80% a 94%. Em contrapartida, é o segundo estado com menor ocupação em leitos de UTI, voltado aos casos graves e gravíssimos, com apenas 16% de ocupação", diz o Ministério da Saúde.
Após a distribuição de 349,9 milhões de doses, o ministério soma 283 milhões de doses de vacina aplicadas, o equivalente a 88,5% da população-alvo. Como informa o balanço do governo federal, o país registrou a menor média móvel de óbitos (239) desde o começo da pandemia nesta quarta-feira (10).