4° edição do Mamaço Virtual debate sobre saúde feminina

Evento virtual acontece na quinta-feira (15)

Por Ane Catarine Lima
Ás

4° edição do Mamaço Virtual debate sobre saúde feminina

Foto: Agência Brasil

A 4º edição do Mamaço Virtual acontece na próxima quinta-feira (15), com um bate papo sobre a saúde feminina. O evento, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia, é uma ocupação de espaços públicos por mulheres com o objetivo de debater temas pertinentes ao gênero. Em entrevista Ao Farol da Bahia, a defensora pública, Luanna Lira Ramalho, disse que a proposta é passar conteúdos didáticos para mulheres que enfrentam ou que já passaram pelo período da amamentação dos filhos. “Inicialmente, o projeto tinha o objetivo de visibilizar mulheres lactantes que faziam parte da defensoria, mas agora nós decidimos abrir o evento para outras mulheres poderem participar”, disse. 

Ainda em entrevista, Luanna contou como aconteceu a evolução do projeto, que teve início em dezembro de 2020. Segundo ela, o primeiro Mamaço Virtual falou sobre a amamentação como um exercício de direito ao corpo pela mulher. O objetivo, segundo ela, era romper com a ideia de que a amamentação é somente algo benéfico para o bebê. Ela disse ainda que após esse primeiro encontro, ela e outras mulheres que fazem parte do projeto se viram "sedentas por esse espaço de debate e troca”.

 “O debate foi ampliado, trazendo temas cada vez mais amplos, ou seja, não necessariamente trazer apenas temas para as lactantes. A gente começou a trazer temas interessantes também para outras mulheres mães e não mães. O tema do quarto encontro foi uma evolução”, disse. “No primeiro a gente discutiu a amamentação, no segundo falamos sobre maternidade e trabalho remoto, no terceiro nós abordamos o autocuidado como um ato político e agora esse tema saúde feminina que veio nesse encadeamento de abordar temas que sejam interessantes para todas as mulheres”, completou.

O  4º Mamaço Virtual terá como convidadas a parteira obstetriz Ellen Vieira, que atua nos cuidados da saúde sexual e planejamento reprodutivo de mulheres, e também a autora do livro Fertilidade Positiva, Patrícia Broda Guim. A mediação será feita pela advogada e servidora da Defensoria Pública Cíntia Santiago. O evento acontece às 10h, na plataforma virtual Google Meet.  Para participar desse encontro acolhedor de mães e mulheres, basta se inscrever pelo whatsapp (71) 99726-0487.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário