43,43% da população com mais de 18 anos está inadimplente, diz Serasa

Essa é a marca recorde da série iniciada em novembro de 2016

Por Da Redação
Às

43,43% da população com mais de 18 anos está inadimplente, diz Serasa

Foto: Reprodução/Pixabay

Um levantamento da Serasa mostra que em março, na média do Brasil, 43,43% da população com mais de 18 anos de idade tinha deixado de pagar dívidas. Essa é a marca recorde da série iniciada em novembro de 2016 pela empresa e o resultado é pior comparado a março de 2020, quando a pandemia mal tinha começado. Naquele mês, a fatia dos inadimplentes na população adulta era de 41,20%. A informação é do Estadão.

"Estados mais ligados ao setor de serviços, à indústria ou grandes centros urbanos estão em situação pior", afirmou o economista da Serasa e responsável pelo levantamento, Luiz Rabi. 

Em março de 2020, o Rio de Janeiro ocupava a sexta posição no ranking dos mais inadimplentes e hoje está na liderança. Além da falta de dinamismo da economia do Rio, sem um setor rural forte ou cadeia exportadora, segundo análise de Rabi, o Estado depende muito dos serviços, especialmente do turismo, que parou na pandemia.

No caso do Amapá, vice-líder do calote, e do Amazonas, ele observa que o fator preponderante é o fato de serem muito pobres. Em relação ao Distrito Federal, Rabi aponta que o fato está ligado ao enfraquecimento dos serviços. 

No caso do Mato Grosso, apesar de ser um polo do agronegócio, a renda per capita é menor comparada à do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, também fortes na agropecuária, mas cuja parcela de inadimplentes entre os adultos não chega a 40% em ambos Estados. "A principal variável que afeta a inadimplência é a renda", afirma o economista. 

Outros Estados 

Enquanto o Rio de Janeiro está no topo da lista do calote, o levantamento aponta que três Estados estão na contramão. Piauí com 36,67% da população adulta inadimplente é o último do ranking, superando Santa Catarina (36,74%) e Maranhão (38,41%).

Rabi aponta que os benefícios sociais, tanto do governo federal como programas específicos dos Estados, como fator de peso para o bom desempenho da inadimplência. "Até o ano passado, Piauí e Maranhão eram Estados que porcentualmente mais recebiam os benefícios do Bolsa Família", afirmou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.